Ícone do site Criptonizando

Robert Kiyosaki afirma que ETFs de Bitcoin operam com reserva fracionária

Tether (USDT)

Robert Kiyosaki, autor do livro Pai Rico, Pai Pobre, afirmou recentemente em seu perfil no X que não busca exposição a bitcoin, ouro e prata via ETFs. Segundo Kiyosaki, estes fundos operam com reservas fracionárias.

Operar com reservas fracionárias significa que os fundos não mantêm 100% dos ativos correspondentes que deveriam manter. Notavelmente, ele não apontou nenhum fundo específico que tenha esta prática.

“ETFs são ouro, prata ou Bitcoin FALSO. Por exemplo, um ETF de ouro pode vender 1 onça de ouro 100 vezes ou mais através de 1 ETF.

É por isso que possuo ouro, prata e Bitcoin reais e os mantenho muito seguros, longe de bancos e banqueiros de Wall Street.”

É importante destacar que é simples para emissores de ETFs comprovarem suas reservas de bitcoin. Por sua vez, uma auditoria de reservas de ouro é complexa de com alto custo.

É importante destacar que práticas como reserva fracionária e criação de ativos sintéticos devem ser normalmente informadas às agências reguladoras, que promovem a proteção dos investidores. Caso esta seja uma preocupação dos investidores, é importante estar atento às regras de estruturação do fundo.

Notavelmente, a forma mais soberana de manter bitcoin é através da auto custódia, onde o detentor mantém as chaves privadas do endereço de armazenamento.

Atualmente, os ETFs de Bitcoin dos EUA contam com mais de 771 mil moedas, muitos dos quais eram custodiados pela Grayscale antes da aprovação dos ETFs. O ETF da BlackRock lidera o mercado, tendo ultrapassado recentemente o GBTC.

Sair da versão mobile