Ícone do site Criptonizando

Ruim para os negócios: Bitcoin distrai as pessoas, diz fundador da Wikipédia

Craig Wright- criptomoeda-bitoin-Jimmy Wales-Coingeek 2020

De acordo com o cofundador da Wikipédia, Jimmy Wales, a plataforma se prejudicou ao decidir manter a enciclopédia mundial viva com pagamentos em Bitcoin.

Em uma discussão com o cientista chefe do nChain, Craig Wright, na Coingeek 2020, o Jimmy Wales discorda do uso do bitcoin e os benefícios que a criptomoeda trouxe ao Wikipédia.

Segundo Wales a plataforma fez alguns testes, onde é possível doar usando cartão de crédito, PayPal e bitcoin, entretanto, “trouxemos menos dinheiro total das três fontes” afirmou Jimmy.

A criptomoeda afasta as pessoas das doações, para Wales, “eles clicam e leem sobre e pensam ‘mas eu não tenho Bitcoin’ e a próxima coisa que fazem é que eles vão e apenas investem”.

A Wikipédia não tem nenhuma tendência ideológica à criptomoeda, contudo, Jimmy acredita que não haveria oposição se funcionasse efetivamente como uma forma de pagamento.

“Até que essa barreira seja ultrapassada e tenhamos mecanismos de consumidor que todos possam usar e entender tão facilmente quanto entendem qualquer outra forma de pagamento, então, para um site grande que deseja gerar muito dinheiro, não queremos distrair as pessoas quando elas estão no meio do checkout”, disse Wales.

Wright afirmou que como acadêmico, gostaria de ver algumas coisas melhorarem na Wikipédia. Sua preferência era por um modelo de micropagamentos, em que os leitores pagassem uma quantia simbólica para acessar uma página ou podiam doar a editores para realizarem pequisas adicionais sobre um tópico preferido.

Jimmy concluiu criticando a tecnologia blockchain, dizendo que eles frenquentemente sofrem do problema “se tudo que você tem é um martelo, tudo parece um prego”. Usar a blockchain não se torna uma boa ideia automaticamente boa, finaliza. 


Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile