A Rússia está trabalhando em formas de regulamentar Organizações Financeiras Descentralizadas, popularmente conhecidas como DAOs, para trazer mais liquidez ao mercado local.
O Diretor do Departamento de Política Financeira do Ministério das Finanças, Ivan Chebeskov, fez os comentários no Crypto Summit 2023.
No meio do impacto das sanções impostas internacionalmente à Rússia, o país parece estar a dirigir a sua atenção para regular o mercado de DAOs. Esta medida visa injetar entusiasmo nos mercados, ao mesmo tempo que adere aos princípios da descentralização.
Um DeFi DAO é simplesmente uma organização autônoma descentralizada que utiliza a tecnologia blockchain e contratos inteligentes para gerenciar diferentes tipos de transações financeiras de maneira altamente descentralizada.
Depois que Vladimir Putin, o presidente russo, sancionou o projeto de lei dos DFAs em 2020, o país tem lutado para atrair investidores. Chebeskov observa ainda que, neste momento, os relatórios indicam que apenas 10 plataformas foram registradas através do Banco da Rússia.
Ainda há esperança de que o mercado de DFA se recupere, e a possível regulamentação dos DAOs DeFi poderá acelerar o processo.
O diretor, portanto, disse que a Rússia compreende que “para que tanto os AFD como as finanças descentralizadas em geral se desenvolvam mais activamente, o DAO precisa de ser legalizado”.