Ícone do site Criptonizando

Rússia e Irã eliminam gradualmente o dólar americano em acordos comerciais

Dólar - EUA st

Dólar - EUA

A Rússia e o Irã começaram a eliminar gradualmente o uso do dólar americano em seus acordos comerciais bilaterais. 

De acordo com o vice-primeiro-ministro russo, Alexander Novak, o apelo para o uso de moedas nacionais, incluindo o rublo russo e o rial iraniano, foi eficaz, deixando apenas uma pequena parte dessas transações ainda contando com o dólar americano.

Depois de se encontrar com autoridades iranianas, Novak declarou:

“Discutimos essas questões em detalhes hoje, e tanto o Ministério das Finanças quanto o Banco da Rússia estiveram presentes, assim como nossos colegas iranianos. Acredito que aproximadamente 80% de nossos acordos mútuos são em moedas nacionais: rials e rublos”.

Além disso, Novak afirmou que os dois países estão considerando o uso de outras moedas de terceiros para liquidar suas transações bilaterais, incluindo o yuan chinês, moeda já amplamente utilizada pela Federação Russa.

Novak também se referiu à baixa utilização das moedas tradicionais de liquidação, incluindo o dólar americano e o euro, afirmando que menos de 20% das transações envolveram liquidações com elas. 

“O trabalho que foi propositalmente feito para a mudança para as moedas nacionais deu frutos”, afirmou.

Tanto o Irã quanto a Rússia enfrentam atualmente sanções econômicas decretadas pelo governo dos Estados Unidos que dificultam o uso do dólar para a realização de transações pelo sistema financeiro tradicional. 

Isso resultou em uma mudança completa da mecânica de pagamento nas transações comerciais internacionais, com os dois países buscando adotar alternativas.

Recentemente, o presidente iraniano Ebrahim Raisi ordenou ao Banco Central do Irã que estabelecesse as bases para abandonar completamente o dólar americano de suas transações comerciais e mudar para o rial iraniano e as moedas nacionais. 

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile