Ícone do site Criptonizando

Rússia está explorando uso de stablecoins para contornar sanções

Banco Central da Rússia pode reconhecer criptomoedas como ativo legal em breve

Após uma série de eventos envolvendo o governo russo e o cripto-mercado, a Rússia está avançando em sua estratégia com criptoativos para contornar as sanções ocidentais.

O vice-ministro das Finanças, Alexey Moiseyev, disse hoje que o país está explorando stablecoins para fazer pagamentos com “países amigos”, segundo a agência de notícias estatal russa Tass.

A agência de notícias do governo citou Moiseyev dizendo que a Rússia está trabalhando para “criar plataformas bilaterais” com “instrumentos tokenizados” para evitar o uso de dólares e euros.

“Atualmente, estamos trabalhando com vários países para criar plataformas bilaterais para não usar dólares e euros”, disse Moiseyev. 

“Stablecoins podem ser atrelados a algum instrumento geralmente reconhecido, por exemplo, ouro, cujo valor é claro e observável para todos os participantes”, acrescentou.

A declaração de terça-feira não especificou a que “instrumentos tokenizados” seriam atrelados.

Stablecoin é um tipo de criptoativo atrelado normalmente a moedas fiduciárias emitidas por governos e que possuem um certo nível de estabilidade. 

As principais stablecoins do mercado de criptomoedas são emitidas por empresas centralizadas, como o USDT da Tether e o USDC da Circle.

O Tass acrescentou que o Ministério das Finanças espera resolver questões relacionadas a pagamentos transfronteiriços em criptomoedas nesta sessão de outono.

O Ocidente sancionou fortemente a Rússia depois que ela invadiu a Ucrânia em fevereiro. 

O acesso da Rússia aos mercados do dólar e do euro agora é limitado e está afetando fortemente a economia do país.

A Rússia vem falando sobre o uso de criptomoedas há anos, embora a posição do governo russo sobre a moeda digital tenha sido mista. 

Em 2019, o governo supostamente começou a investigar o Bitcoin como uma forma de contornar as sanções dos EUA.

Em janeiro, o presidente Vladimir Putin disse que a Rússia poderia se sair bem minerando Bitcoin devido às condições propícias para a atividade.

Mas em julho, Putin assinou uma lei que proíbe cidadãos russos de usar ativos digitais para fazer pagamentos. 

Qual sua opinião? Deixe na seção de comentários abaixo.

Leia mais: Estados Unidos bane Tornado Cash, mixer do Ethereum

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile