Ícone do site Criptonizando

Rússia está trabalhando em alternativas ao sistema de pagamentos internacionais

Rússia vai permitir uso de criptomoedas no comércio internacional

O governo russo está ativamente envolvido em esforços conjuntos com parceiros para criar sistemas de pagamento nacionais alternativos ao SWIFT, disse Dmitry Birichevsky, diretor do Departamento de Cooperação Econômica do Ministério das Relações Exteriores da Rússia.

Dmitry afirmou:

“Estamos trabalhando ativamente nisso. Precisamos fazer a interface dos sistemas de pagamentos nacionais, alternativos ao SWIFT, e estender esses sistemas de pagamentos ao nosso comércio”, enfatizou o diplomata. 

Ele apontou que Moscou está dando prioridade ao assunto com o entendimento de que “a rejeição do sistema financeiro centrado no Ocidente em favor de um mundo com várias moedas é inevitável em um futuro previsível”.

Birichevsky destacou que muitos países islâmicos “estão na vanguarda dessa tendência”. Ele também enfatizou que, a esse respeito, a Rússia está prestando atenção considerável aos interesses de seus parceiros e ao seu próprio interesse na cooperação no formato do sistema bancário islâmico.

Como parte de uma política para reduzir a dependência do dólar americano no comércio exterior, Rússia e Venezuela revelaram no mês passado que estão trabalhando para desenvolver uma alternativa ao SWIFT. 

Também houve tentativas de construir análogos baseados em blockchain que evitariam desconexões de nações e bancos participantes. 

Um projeto semelhante, para stablecoins e moedas digitais do banco central, foi anunciado pela empresa que desenvolve a rede blockchain apoiada pelo estado da China.

Sair da versão mobile