Ícone do site Criptonizando

Rússia faz parceria com o Irã para lançar stablecoin lastreada em ouro

O governo russo e o Banco Central do Irã estão considerando uma parceria para criar uma nova stablecoin que possa facilitar os acordos transfronteiriços, que seria lastreada em ouro.

De acordo com um relatório da mídia russa Vedomosti, as autoridades locais estão planejando lançar o novo criptoativo chamado “o token da região do Golfo Pérsico”.

Supondo que a ideia seja implementada, o criptoativo poderá substituir moedas fiduciárias em transações de comércio exterior. 

Alexander Brazhnikov – Diretor Executivo da Associação Russa da Indústria de Criptomoedas e Blockchain – disse que a moeda será lastreada em ouro e será empregada em uma zona econômica especial em Astrakhan.

Recentemente as duas nações assinaram um contrato para facilitar o comércio por meio de um sistema de transporte no Mar Cáspio, com a ponta norte da rede sendo a cidade russa de Astrakhan.

Anton Tkachev – membro do Comitê de Política de Informação da Duma – confirmou os rumores sobre a criação da nova stablecoin. 

No entanto, ele especificou que tal movimento poderia ser discutido ativamente apenas quando o governo da Rússia implementar uma estrutura regulatória apropriada em seu setor cripto local.

Anatoly Aksakov – Presidente do Comitê de Mercados Financeiros da Duma Estatal – afirmou no final de 2022 que as autoridades aplicarão tais regras até o final de 2023:

“Posso garantir a todos que definitivamente teremos cripto como um produto legal no próximo ano, definitivamente haverá legislação… Só posso dizer inequivocamente que não pode ser usado na Federação Russa como meio de pagamento para acordos internos.”

A Rússia, especificamente seu banco central, não demonstrou uma postura mais amigável na indústria de ativos digitais. A instituição propôs uma proibição total de todos os empreendimentos cripto.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile