Ícone do site Criptonizando

Rússia pode começar a minerar Bitcoin para evitar sanções, alerta FMI

Putin - Bitcoin, criptomoedas

O Fundo Monetário Internacional (FMI) publicou recentemente o  “Relatório de Estabilidade Financeira Global”, que abordou, dentre outros assuntos, o impacto do Bitcoin (BTC) e do mercado de criptomoedas na economia mundial em meio aos conflitos e instabilidades geopolíticas atuais.

Segundo o FMI, a fragmentação do mundo em blocos economicamente alinhados devido aos conflitos no território ucraniano, podem tornar os mercados menos concentrados, o que pode trazer consequências para o dólar americano, a atual moeda de reserva mundial.

“Os mercados de capitais podem se tornar mais fragmentados, com possíveis implicações para o papel do dólar americano. 

E a fragmentação dos sistemas de pagamento pode estar associada ao aumento dos blocos de moeda digital do banco central.” – Afirma o relatório.

A retirada da Rússia do sistema de compensações internacionais, certamente causará impacto na forma como as commodities serão principalmente negociadas no mundo.  

Mineração de Bitcoin

A Rússia é atualmente uma grande produtora de energia, sendo responsável por grande parte do gás encanado direcionado para o território europeu.

Caso países da Europa decidam por não comprar mais os recursos russos, esse excedente energético poderia ser direcionado para a mineração de Bitcoin, como alega o FMI em seu mais recente relatório.

“Com o tempo, os países sancionados também poderiam alocar mais recursos para evitar sanções por meio da mineração. 

A mineração de blockchains de uso intensivo de energia, como o Bitcoin, pode permitir que os países monetizem recursos energéticos, alguns dos quais não podem ser exportados devido a sanções.”

Atualmente, estima-se que a mineração de Bitcoin consuma mais energia que toda a Argentina. 

No entanto, é importante destacar que a absoluta maior parte desses recursos é proveniente de eletricidade que seria efetivamente desperdiçada devido a questões inerentes a este setor.

A mineração de Bitcoin fortalece as redes elétricas e produtoras de energia, visto que permite uma nova fonte de renda para a atividade.

O relatório afirma que é necessário o fortalecimento da economia mundial para “afastar os riscos cripto”, reforçando a visão negativa da instituição sobre os mercados descentralizados.

O bitcoin é negociado em US$ 41 mil, com queda de 0,80% nas últimas 24 horas.

Qual sua opinião? Deixe na seção de comentários abaixo.

Leia mais: Brasil pode se tornar centro mundial para mineração de Bitcoin (BTC) com nova lei em discussão

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile