Ícone do site Criptonizando

Rússia pode criar exchange nacional de criptomoedas

Rússia vai permitir uso de criptomoedas no comércio internacional

A câmara baixa do parlamento da Rússia – a Duma do Estado – teria começado a trabalhar em um projeto de lei que poderia ajudar na criação de uma “exchange de criptomoedas nacional”.

A plataforma precisa da aprovação do Ministério das Finanças e do Banco Central, que já mostrou sua posição negativa sobre a indústria de ativos digitais.

Sergey Altuhov – membro do Comitê de Política Econômica da Duma do Estado – confirmou os rumores e sugeriu que o maior país em extensão territorial do mundo deveria adotar o setor de ativos digitais. 

No entanto, o principal problema do setor é a falta de regras apropriadas, acrescentou:

“Não faz sentido negar a existência das criptomoedas, o problema é que elas circulam em grande fluxo fora da regulamentação do estado. São bilhões de rublos fiscais de receitas fiscais perdidas para o orçamento federal.“

Anatoly Aksakov – um executivo da Duma – deu a entender em junho que a Rússia poderia introduzir uma plataforma cripto baseada nos padrões da Bolsa de Moscou. 

Ele também opinou que tal local de negociação só deveria existir se o Banco Central o monitorasse cuidadosamente.

“E esta divisão, que funcionará no âmbito de uma organização respeitada com grandes tradições, acostumada a interagir ativamente com o banco central, na minha opinião, lidará melhor com a tarefa de realizar operações com criptomoedas.”

Em setembro, a Bolsa de Moscou elaborou um projeto de lei em nome do Banco da Rússia que poderia permitir a negociação de ativos financeiros digitais (DFAs).

Foi revelado ainda que representantes do Ministério das Finanças e do banco central não participaram da reunião entre a Duma do Estado e as partes interessadas do mercado.

A câmara baixa do parlamento pretende preparar um documento e encaminhá-lo às entidades para que tomem conhecimento da ideia e ponderem a sua posição.

O Ministério das Finanças e o Banco da Rússia precisam concordar com a criação da plataforma para que ela possa entrar no ar. 

A instituição bancária demonstrou sua posição negativa sobre a indústria de ativos digitais inúmeras vezes e até instou o governo a impor uma proibição total de todos os empreendimentos com criptomoedas no território russo.

O Ministério não tem sido tão hostil, sugerindo que a imposição de regulamentos é melhor do que uma proibição no estilo chinês.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile