Ícone do site Criptonizando

Rússia proíbe depósitos anônimos em carteiras digitais

Rússia proíbe depósitos anônimos em carteiras digitais

Reprodução/ Bitcoin News

Uma nova lei na Rússia proíbe os depósitos fiduciários anônimos em carteiras digitais, a ação afetará 10 milhões de usuários em todo o país.

Os legisladores afirmam que essa iniciativa deve conter atividades ilegais, como o financiamento do terrorismo e o comércio ilegal de drogas.

A lei obriga operadoras como PayPal e Yandex.Money, QIWI e WebMoney a impedir que seus clientes encham suas contas anonimamente, conforme reportou o Cryptonews.

Embora a Lei não faça menção direta a exchanges de criptomoedas, especialistas da RBC, disseram que os efeitos colaterais para a indústria são ‘prováveis’.

O advogado sênior do escritório de advocacia Bryan Cave Leighton Paisner (Rússia) e professor de direito na Escola Digital de Moscou, Dmitry Kirillov, afirmou que as exchanges de criptomoedas permanecem “fora dos novos regulamentos e não estão sujeitas a novas restrições”.

Dmitry observou que as pessoas que compram criptomoedas através de exchange usando caixas eletrônicos provavelmente serão atingidas.

Os bancos russos vão começar a examinar atentamente os depósitos em dinheiro feitos via caixas eletrônicos e sistemas de pagamento eletrônico.

Na Rússia existe 53 caixas eletrônicos de Bitcoin (BTC), enquanto alguns deles também oferecem suporte a outras criptomoedas.

A nova lei está relacionada ao fortalecimento dos padrões na luta contra a lavagem de dinheiro.

Segundo o relatório da GAFI, no ano passado havia “vulnerabilidade” no ecossistema de pagamentos eletrônicos da Rússia “devido aos riscos do anonimato”.

Os reguladores russos esperam aumentar a transparência dos sistemas de dinheiro digital como resultado dessas recomendações.

De acordo com o advogado, por mais que a nova lei não se refira aos ativos de criptomoedas, “no futuro, é provável que isso mude”.

Recentemente, o Parlamento Russo aprovou uma lei de criptomoedas que define diretrizes gerais para a indústria.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile