Deputados da Rússia aprovaram uma legislação que regula o uso de criptomoedas no comércio internacional. Agora, a nova lei deve ser aprovada no senado pelo presidente Vladimir Putin.
A nova regulamentação está sendo aprovada após o Banco Central da Rússia incentivar as empresas a adotarem as novas tecnologias financeiras para burlar as sanções internacionais.
Há um grande interesse que a legislação seja aprovada, dado às sanções que estão atrapalhando o comércio internacional russo.
Devido às suas propriedades, o Bitcoin e as criptomoedas podem ser usados como um método para transferências internacionais. Neste contexto, as sanções dos EUA são inefetivas, visto que as blockchains operam de forma descentralizada.
Além disso, um diplomata russo afirmou no começo da semana que o governo de El Salvador está tentando negociar importações usando bitcoin com a Rússia:
“El Salvador é o primeiro país a aceitar oficialmente o Bitcoin como meio de pagamento. Dentro do país, qualquer turista pode pagar com bitcoins por qualquer serviço.
Mas o Bitcoin não está muito difundido em nosso país, por isso estamos procurando outras formas de fortalecer o comércio. O governo de El Salvador está pronto para continuar a cooperação econômica com a Rússia.”
No entanto, o governo russo ainda é resistente ao uso das criptomoedas dentro do país. O BC da Rússia, por exemplo, proibiu o uso de stablecoins no comércio interno.