Rússia vai permitir a mineração de Bitcoin com energia hidroelétrica e nuclear

O Banco Central da Rússia e o Ministério das Finanças concordaram recentemente com uma legislação destinada a regular a mineração de Bitcoin e criptomoedas que deve ser adotada até o final deste ano. 

Os legisladores que trabalham para finalizá-lo indicaram que a atividade industrial deve ser permitida apenas em partes do país que podem produzir mais eletricidade do que precisam.

O presidente da Comissão Parlamentar do Mercado Financeiro, Anatoly Aksakov, também disse que o processo de uso intensivo de energia deve ser proibido em outras áreas que enfrentam escassez de energia. 

O deputado garantiu que o respectivo projeto de lei será protocolado na Duma do Estado em um futuro próximo e também pediu a regulamentação simultânea da mineração e das criptomoedas.

A ideia de autorizar a cunhagem de moedas digitais apenas em regiões com superávit constante na geração de eletricidade não é nova. 

Uma proposta na mesma direção foi feita pelo Ministério do Desenvolvimento Econômico da Rússia em fevereiro, quando o departamento também sugeriu a introdução de tarifas de eletricidade “aceitáveis” para os mineradores.

Roman Nekrasov, cofundador da ENCRY Foundation, que representa empresas de TI que prestam serviços no campo de blockchain e inovações tecnológicas, compartilhou com a RBC Crypto suas expectativas sobre quais regiões russas têm maior probabilidade de hospedar operações de mineração. 

A mineração será permitida em regiões com usinas hidrelétricas e nucleares, disse ele à agência de notícias. Estes incluem Irkutsk Oblast e Krasnoyarsk Krai, que possuem muitas usinas hidrelétricas, bem como as regiões de Tver, Saratov, Smolensk e Leningrado, com suas usinas nucleares.

A mineração provavelmente será proibida na capital Moscou e nos adjacentes Oblast de Moscou, Belgorod Oblast e Krasnodar Krai, que historicamente são deficientes em energia, explicou Nekrasov. 

Ele também espera que a repressão às instalações de mineração ilegal no Daguestão se intensifique. 

O especialista da indústria de criptomoedas também acha que as autoridades russas podem permitir a extração de criptomoedas na Carélia. 

No entanto, isso pode acontecer sob certas condições, como exigir que as empresas de mineração apoiem a construção de pequenas usinas hidrelétricas, observou Roman Nekrasov. 

Karelia foi listada entre os destinos de mineração de criptomoedas mais populares na Rússia em estudo divulgado no início deste ano.

A mineração de Bitcoin vem se destacando cada vez mais como uma monetizadora de energia elétrica excedente.

O Texas está utilizando a mineração para otimizar a sua matriz energética, o que está reduzindo o custo da eletricidade na região.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

icon maio 22, 2025

Cofundador da Circle lança instituição financeira ‘nativa em IA’

Escrito por Thiago Barboza
PolitiFi: Trump e Melania lançam memecoins antes da posse; entenda
icon maio 22, 2025

Memecoin TRUMP dispara com aprovação do projeto de lei sobre stablecoins

Escrito por Thiago Barboza
Ethereum hoje
icon maio 16, 2025

Ethereum hoje: ETH pode atingir US$ 3 mil em maio?

Escrito por Thiago Barboza