Ícone do site Criptonizando

Rússia vai permitir uso de criptomoedas no comércio internacional

Rússia vai permitir uso de criptomoedas no comércio internacional

De acordo com um relatório da TASS, O Ministério das Finanças da Federação Russa planeja permitir que qualquer indústria do país aceite bitcoin e criptomoedas para comércio internacional sem restrições.

Ivan Chebeskov, diretor do Departamento de Política Financeira do Ministério, falou sobre em uma entrevista recente: 

“Vamos permitir acordos internacionais em criptomoedas para qualquer indústria sem restrições.”

No entanto, embora o Ministério pretenda oferecer um fluxo não restritivo para a aceitação de bitcoin e criptomoedas, parece haver uma diferença de opinião vinda do Banco Central da Rússia.

“[O banco central] é a favor da criação de uma infraestrutura completa para a circulação de moedas digitais na Rússia”, disse Chebeskov.

Assim, enquanto o Ministério das Finanças prefere uma abordagem local para a regulação de ativos digitais, o banco central está buscando uma gama mais ampla de ações regulatórias. 

Chebeskov detalhou que o Ministério das Finanças tem duas funções principais no que se refere à regulamentação de ativos digitais para pagamentos internacionais.

“Acreditamos que precisamos de infraestrutura cripto local”, disse Chebeskov. 

“Primeiro de tudo, para proteger os interesses dos cidadãos. Porque agora aqueles que negociam suas moedas digitais em exchanges de criptomoedas são limitados. Em segundo lugar, para controlar quando a moeda digital é usada legalmente e quando não.”

Bitcoin e criptomoedas como assunto em pauta na Rússia

No mês passado, o banco central e o Ministério da Fazenda concordaram com um projeto de lei que estabeleceria um marco regulatório para a aceitação de ativos digitais como pagamento. 

Esta decisão segue-se a um debate em curso entre as duas instituições que viu vários projetos de lei, e até levou o presidente Vladimir Putin a manifestar a sua preocupação de que o país não perca uma oportunidade de usar a “vantagem” do país no ecossistema.

Além disso, o banco central começará a testar um rublo digital em abril de 2023.

A troca do rublo digital por moedas estrangeiras e a abertura de carteiras digitais para não residentes deve ocorrer em 2024.

LEIA MAIS: Autor de Pai rico, Pai pobre prevê crash do dólar e grandes oportunidades para o Bitcoin

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile