Ícone do site Criptonizando

Saiba as três coisas que o mercado de criptomoedas precisa para crescer

Atividade criminosa com transações de criptomoedas caiu 83% em 2020

De acordo com Sam Bankman-Fried, CEO da exchange FTX, há três razões para o mercado de criptomoedas não apresentar um crescimento satisfatório. 

Em primeiro lugar está a clareza regulatória. Bankman-Fried apontou que isso é fundamental para um mercado próspero nas economias desenvolvidas.

O empresário acredita que deve haver uma colaboração entre o mercado de criptomoedas e os reguladores. Além disso, as lacunas regulatórias atuais precisam ser fechadas. 

Olhando para as stablecoins, o CEO da FTX afirma que a estrutura regulatória deve ter o objetivo de aumentar a transparência e a acessibilidade.

“É importante, ao fazer isso, garantir que uma rede aberta possa crescer; se a rede for restrita aos bancos existentes, ela anula a maior parte do propósito”. 

Outro foco da regulamentação deve ser o setor de emissão de tokens. Segundo  Bankman-Fried, deve haver supervisão dos mercados padrão, em um regime unificado que cria modelos semelhantes para à vista e futuros. 

Ademais, um estatuto baseado em divulgação, registro e antifraude para emissões de tokens não deve ser descartado. 

Regulação: o assunto quente para as criptomoedas em 2022

David Lifchitz, CIO da ExoAlpha, aponta que o próximo ano é o da regulamentação para o setor blockchain. Isso porque os governos querem regular os criptoativos para mantê-los em rédea curta em relação às moedas fiduciárias. 

Não podemos esquecer do DeFi. O crescimento dessa indústria tem chamado a atenção dos bancos e demais instituições financeiras. Dessa forma, podem fazer pressão para que governos regulem esse ambiente.  

Os tokens não fungíveis não podem ficar de fora da visão da regulação. Com a alta parabólica do setor, esses ativos podem ser associados a lavagem de dinheiro. 

Para mais, a senadora americana Cynthia Lummis disse que apresentará um projeto de regulamentação abrangente de criptomoedas em 2022.

O projeto virá com o intuito de fornecer clareza regulatória sobre stablecoins. Ele também visa orientar os reguladores sobre quais criptomoedas pertencem a diferentes classes de ativos.

Produtos atraentes 

Para garantir a adoção mais ampla das criptomoedas, o empresário diz que a indústria precisa se concentrar na construção de produtos que atraiam os usuários. Além disso, esses produtos devem estar disponíveis e acessíveis.

“Explorar a base de usuários existente de videogames pode ser enorme, bilhões de usuários e centenas de bilhões de dólares a cada ano. Mas isso só faz sentido se tornar os mundos virtuais mais envolventes, e não menos”. 

O que pode impulsionar a indústria, de fato, é pegar um grande jogo e integrar NFTs. Isso tornará o mercado mais atraente para os players. 

Um blockchain rápido pode ser um grande divisor de águas

“Eu sempre rio quando um blockchain diz que eles já são rápidos. Nenhum é! Rápido significa milhões de TPS, transações por segundo. Ninguém está lá ainda. Portanto, o mais importante é ter um roteiro concreto para escalar para milhões de TPS e executar bem nele”.

LEIA MAIS: Brock Pierce faz sua previsão: Bitcoin chegará a US$200.000 em 2022

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile