Ícone do site Criptonizando

Sanções à Rússia vão provocar crise global, afirma secretário de Putin

Putin - Bitcoin, criptomoedas

O secretário de imprensa do presidente russo, Vladimir Putin, Dmitry Peskov, disse a repórteres na sexta-feira que as sanções anti-Rússia terão um impacto negativo na economia, com potencial para desencadear uma crise global.

Peskov afirmou:

“Partimos do fato de que, em qualquer caso, tanto as sanções atuais que foram impostas contra nosso país quanto as novas medidas adicionais que Bruxelas e Washington provavelmente estão pensando agora atingirão duramente a economia global”, disse o porta-voz de Putin à Tass.

“Isso só pode nos levar a uma crise econômica global”.

Os países do Grupo dos Sete (G7) estão considerando uma proibição quase total das exportações para a Rússia. Apesar de já interromper as exportações de vários itens, como produtos militares e artigos de luxo, as novas medidas que estão sendo consideradas podem ampliar o embargo comercial para incluir carros usados, pneus, cosméticos e roupas.

Respondendo a uma pergunta sobre os países do G7 considerando novas sanções anti-Rússia, Peskov disse: 

“Claro, estamos monitorando isso com muito cuidado, claro, estamos cientes de que os Estados Unidos e os países da UE estão considerando ativamente novas sanções adicionais. Não devemos esquecer que nenhum país do mundo jamais enfrentou sanções na medida em que as enfrentamos. 

Portanto, adaptamos, desenvolvemos, nos envolvemos em planos de desenvolvimento de longo prazo e levamos em consideração os perigos que estão por trás de tais pensamentos de nossos oponentes”.

Enquanto isso, as nações do BRICS, que compreendem Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, estão trabalhando na criação de uma moeda comum que reduziria sua dependência do dólar americano. 

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, disse na quinta-feira que a Rússia está pronta para participar das discussões sobre a criação de uma moeda do BRICS.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile