Ícone do site Criptonizando

Santander Reino Unido vai limitar transferências de clientes para exchanges de criptomoedas

santander-bitcoin-criptomoedas-gerdau-

O banco Santander Reino Unido deve bloquear pagamentos em tempo real para exchanges de criptomoedas no próximo ano, afirmou a instituição aos seus clientes.

De acordo com um e-mail aos clientes relatado pela Reuters, a medida visa proteger os consumidores de golpes.

O Santander não disse quando em 2023 a mudança entrará em vigor. No curto prazo, o banco vai impor um conjunto mais limitado de restrições.

A partir de 15 de novembro, os pagamentos para exchanges de criptomoedas usando serviços bancários móveis e online serão limitados a £ 1.000 por transação com um limite total de £ 3.000 em qualquer período de 30 dias.

As novas regras não afetarão a capacidade dos clientes de fazer saques.

“Nos últimos meses, vimos um grande aumento de clientes do Reino Unido se tornando vítimas de fraude de criptomoedas”, disse um porta-voz do Santander. 

“Queremos fazer tudo o que pudermos para proteger nossos clientes e sentimos que limitar os pagamentos às exchanges de criptomoedas é a melhor maneira de garantir que seu dinheiro permaneça seguro.”

O Santander continuará bloqueando os pagamentos enviados à Binance, de acordo com a postura dura da Autoridade de Conduta Financeira do Reino Unido (FCA) sobre a exchange, que foi proibida de operar no país em 2021 pelo grupo de vigilância. 

A FCA alegou que a empresa “não é capaz de ser efetivamente supervisionada” e seus “produtos financeiros complexos e de alto risco” representam um risco significativo para os consumidores.

A política do Santander parece estar alinhada com a recente abordagem cautelosa da FCA em relação às criptomoedas.

Em agosto de 2022, a FCA anunciou planos para reforçar significativamente suas regras sobre publicidade de criptomoedas, alinhando-as com os regulamentos que regem títulos tradicionais, como ações.

O Santander não é exatamente o único entre os bancos britânicos a adotar uma abordagem proibitiva às transferências de criptomoedas.

Quase metade – 47% – dos principais bancos do Reino Unido não suporta criptomoedas, de acordo com dados do site de comparação de preços Finder.

Este grupo é composto principalmente por bancos tradicionais, como Lloyds, Nationwide, HSBC e TSB Bank.

Mas nem todos os bancos do Reino Unido estão recuando em suas estratégias para o mercado de criptomoedas. 

O Neobank Revolut, que opera no Reino Unido desde 2015, lançou recentemente um cartão que permite aos usuários pagar em criptomoedas por seus bens e serviços.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile