As promessas de campanha já começaram e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez uma importante declaração sobre o dólar e uma sugestão de uma possível moeda única para toda a América Latina.
Vale destacar que Lula irá concorrer novamente ao cargo de presidente da República neste ano e, como uma das suas principais declarações, ele afirmou que o Brasil precisa deixar a dependência do dólar.
“Vamos voltar a restabelecer nossa relação com a América Latina. E se Deus quiser vamos criar uma moeda na América Latina, porque não tem esse negócio de ficar dependendo do dólar+1,29%“, disse Lula.
Entretanto, o futuro candidato não é o único que tem esse pensamento. O ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, afirma que uma única moeda para o continente atuaria como forma de aumentar a integração regional e fortalecer a independência monetária da região.
Não é uma ideia exclusiva do candidato Lula
Aqui vale lembrar que essa não é uma ideia assim tão nova ou exclusiva do PT. O atual Ministro da Economia, Paulo Guedes, já fez algumas afirmações sobre a ideia.
Ele apontou que acredita que o Real deveria ser a moeda ‘oficial’ das nações da América Latina.
Uma ideia semelhante ao que temos hoje com o Euro, que é a moeda comum do grupo de países europeus que integram a União Européia.
Inclusive, de acordo com o ministro, o continente deveria ter uma moeda única que pudesse “salvar” economias fragilizadas como Argentina e Venezuela.
Além disso, ele aponta que caso as nações já tivessem adotado um ‘euro latinoamericano’ muitos países estariam em uma situação econômica mais atrativa neste momento.
As declarações do ministro ainda afirmam que em breve ninguém mais irá usar dinheiro físico.
A América-Latina tem sido um grande hub para a adoção das criptomoedas.
O primeiro país a estabelecer o bitcoin como moeda legal, El Salvador, faz parte do continente, e já pode estar influenciando outros países da região.
O bitcoin é negociado em cerca de US$ 31 mil, com queda de 4,54% nas últimas 24 horas.
O ether, token nativo da rede Ethereum, é negociado a cerca de US$ 2300, com queda de 1,33% nas últimas 24 horas.
Qual sua opnião? Deixe na seção de comentários abaixo.