A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) adiou novamente sua decisão sobre a aprovação ou não de um Fundo Negociado em Bolsa (ETF) Ethereum à vista conjunto proposto pela Invesco e Galaxy Digital.
Isto marca o segundo adiamento após um atraso semelhante em dezembro e está alinhado com a tendência recente da SEC de adiar os prazos para propostas de ETF de Ethereum.
De acordo com um documento apresentado na terça-feira, a SEC indicou que estava “instituindo procedimentos”, atrasando o processo de tomada de decisão sobre o ETF proposto.
“A instituição de um processo é apropriado neste momento, tendo em vista as questões jurídicas e políticas levantadas pela mudança de regra proposta”, afirmou o documento.
A agência também estendeu os prazos para outras propostas de ETF Ethereum à vista, incluindo uma da Grayscale Investments. A SEC levantou questões sobre o mecanismo de prova de participação da Ethereum e o potencial de concentração de controle ou influência por algumas entidades. Estes fatores podem suscitar preocupações relacionadas com fraude e manipulação.
A SEC pode estender o período de revisão do Ethereum por até 240 dias antes de chegar a uma decisão final. A Invesco apresentou a proposta à comissão em outubro de 2023, e ela foi publicada no Federal Register em novembro, fixando o prazo para a decisão da SEC até julho de 2024.
Enquanto isso, as partes interessadas têm um tempo limitado para enviar seus comentários sobre a proposta do ETF Invesco-Galaxy Ethereum. Os comentários devem ser entregues em até 21 dias, seguidos por um período de refutação de 35 dias, de acordo com a SEC.