Ícone do site Criptonizando

SEC processa fundador da Tron (TRX) e empresas associadas

justin sun comprando seguidores

Foto: Fundação Tron/YouTube

A Securities and Exchange Commission (SEC) dos EUA entrou com uma ação contra Justin Sun, fundador da plataforma blockchain TRON, e três empresas afiliadas por alegações de vendas irregulares dos tokens Tron (TRX) e BitTorrent (BTT). 

A notícia do processo teve um impacto significativo no preço do TRX, com o valor do token caindo 6,1% após o anúncio. 

Em sua declaração, o presidente da SEC, Gary Gensler, enfatizou que este caso serve como um exemplo dos riscos potenciais que os investidores em cripto podem enfrentar com títulos não registrados. 

De acordo com o processo, a Sun e as empresas afiliadas se envolveram em um esquema para distribuir bilhões de TRX e BTT ao público, ao mesmo tempo em que criavam mercados secundários nos quais TRX e BTT poderiam ser negociados. 

A SEC alega que Sun e suas empresas visaram investidores americanos em suas ofertas e vendas não registradas, gerando milhões em receitas ilegais às custas dos investidores.

A agência alega ainda que os réus foram obrigados a registrar essas ofertas e vendas na SEC, mas nunca o fizeram. 

Além disso, a SEC alega que a Sun e as empresas afiliadas criaram uma campanha publicitária para aumentar o interesse do público em TRX e BTT. 

Essa campanha envolvia pagar celebridades para promover os tokens em suas contas de mídia social sem revelar que haviam sido pagos ou os valores de seus pagamentos. 

O processo alega que Sun fez declarações falsas nas mídias sociais sobre a campanha de divulgação, afirmando que se alguma celebridade fosse paga para promover TRON, ela era obrigada a divulgar a parceria. 

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile