A gigante financeira Mastercard, a algum tempo, estuda e desenvolve projetos relacionados ao universo das criptomoedas. Por isso, a empresa realizou recentemente uma pesquisa para assim entender o potencial desse mercado na América latina.
Segundo os dados recolhidos, a empresa afirma que 51% dos latino-americanos já utilizaram moedas digitais. Conforme informado por um executivo da empresa na região, há um cenário positivo para o setor, tanto para investimento, quanto para meios de pagamento.
Os planos da emissora de cartões para o setor cripto já envolvem algumas soluções e aquisições. Entre esses movimentos, está a compra da Ciphertrace, empresa de rastreamento de criptomoedas.
A plataforma da Ciphertrace também será utilizada pelo Mercado Livre, para assim ampliar a cobertura de sua adoção dos criptoativos pelo mercado.
Adoção na América Latina
A Mastercard divulgou o estudo “New Payments Index 2022”, resultado dos dados coletados entre março e abril de 2022. Nesse documento, se consolida a captação de informações obtidas de 35 mil pessoas ao redor do mundo.
Em especial, o estudo levantou que 51% da população latino-americana já consumiu usando criptomoedas como pagamento, e que 1/3 dos cidadãos já realizam pagamentos diários utilizando stablecoins.
Outro ponto que merece destaque, conforme informado no estudo, é que há interesse por parte das pessoas de aprenderem sobre a tecnologia.
Foi observado que 2/3 dos questionados gostariam que os meios de pagamento fossem mais integrados às criptomoedas. Cerca de 54% das respostas mostraram que os investidores estão confiantes nas moedas digitais.
A população latina possui cada vez mais interesse nas criptos. Essa afirmação vem de Walter Pimenta, vice-presidente executivo de produtos e engenharia da Mastercard América Latina e Caribe.
Walter diz:
“Cada vez mais latino-americanos estão demonstrando interesse em criptomoedas e desejam soluções que facilitem o acesso ao mundo das criptomoedas. Na Mastercard, estamos desenhando essas soluções para ampliar a inclusão digital e fortalecer alianças que garantem operacionalidade e suporte.”
O Dinheiro está cada vez mais digital
De acordo com o estudo, o aumento da adoção das criptomoedas coincide com a diminuição do uso do dinheiro em espécie. Cerca de 29% da população disse não ter utilizado o papel moeda no último ano.
“O futuro dos pagamentos já está aqui. Cada vez mais os latino-americanos estão recorrendo à tecnologia para realizar suas transações financeiras e espera-se que essa tendência continue aumentando, com impressionantes 95% planejando utilizar um método de pagamento digital no próximo ano e 29% reconhecendo ter usado menos dinheiro no ano passado.”
E o que você acha sobre isso? Há quanto tempo você não usa notas de papel para alguma finalidade? Deixe seus comentários abaixo.
LEIA MAIS: “Nos aguarde”, diz Anonymous a Do Kwon após colapso da Terra (LUNA)