Ícone do site Criptonizando

Senadores dos EUA investigam Binance por práticas ‘potencialmente ilegais’

CEO da Binance nega relatório sobre exclusão de projetos baseados nos EUA

Os senadores dos EUA Elizabeth Warren (D-MA), Chris Van Hollen (D-MD) e Roger Marshall (R-KS) enviaram uma carta à Binance e à Binance US na quarta-feira, pedindo que as exchanges de criptomoedas “forneçam transparência sobre transações potencialmente ilegais.”

A carta, endereçada ao CEO da Binance, Changpeng Zhao (CZ) e ao CEO da BAM Trading Services, Brian Shroder, pede documentos e respostas sobre as “finanças, gerenciamento de risco e conformidade regulatória de cada exchange de criptomoedas enquanto enfrenta investigações sobre crimes em potencial”, detalharam os senadores. 

A Binance e sua afiliada nos EUA, Binance US, são duas entidades separadas. A BAM Trading Services está fazendo negócios como Binance US.

Citando vários relatos da mídia alegando que a Binance está enfrentando várias investigações por parte das autoridades e reguladores após o colapso da exchange cripto FTX, os senadores escreveram:

“A Binance e suas entidades relacionadas burlaram propositadamente os reguladores, transferiram ativos para criminosos e sonegadores de sanções e ocultaram informações financeiras básicas de seus clientes e do público.”

“Suas ações questionaram a legitimidade de seus negócios e a segurança dos ativos de seus clientes e levantaram preocupações sobre o impacto potencial dessas atividades na estabilidade do mercado cripto e no sistema financeiro mais amplo”, enfatizaram os senadores.

A carta também observa que a Binance contratou a empresa de auditoria francesa Mazars para realizar uma auditoria de prova de reservas (POR) em suas participações em bitcoin. 

No entanto, a empresa de auditoria subseqüentemente “excluiu a página da web que continha o relatório” e interrompeu sua atividade relacionada às auditorias de comprovação de reservas para empresas de criptomoedas, acrescenta a carta.

Os senadores concluíram sua carta solicitando “documentos e respostas” referentes a uma lista de perguntas até 16 de março.

Uma cópia da carta dos senadores foi enviada a Gary Gensler, presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) e a outros reguladores.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile