Ícone do site Criptonizando

“Seria um desastre para toda economia proibir o bitcoin na Índia”, diz empresário

Índia quer taxar todas as transações de Bitcoin e criptomoedas em 18%

O empresário Raj Chowdhury, presidente da consultoria financeira HashCash, comentou que seria “um desastre para toda a economia proibir o bitcoin da Índia”.  A declaração do CEO da empresa de tecnologia blockchain, surge em um contexto de incerteza oficial em relação à regulamentação das criptomoedas na Índia. 

Chowdhury comentou que o bitcoin (BTC) é a “moeda mais importante que já se viu na história em todo o mundo”. Segundo ele, se não tivesse reservas da criptomoeda, o país acabaria sofrendo uma desvalorização muito grave de sua moeda.

Entretanto, a ministra das Finanças, Nirmala Sitharaman, explicou que o governo não descarta os ativos digitais de forma absoluta. A intenção é regulamentar as criptomoedas. A Ministra disse que as pessoas receberão “formas adequadas para fazer experiências com blockchain, bitcoin e criptomoedas”.

Em fevereiro, o Ministro de Estados das Finanças, Anurag Singh Thaku, negou que a Índia pretender banir as criptomoedas, mas sim, está com a intenção de coibir seu uso ilícito, segundo o CriptoNoticias

A Índia já não era muito parceira das criptomoedas desde 2018. Na época o Reserve Bank Of India (RBI) ordenou que as instituições financeiras interrompessem todos os laços com indivíduos ou empresas que negociam em moedas digitais.

Índia cria sua moeda digital 

Mesmo com a intenção de proibir as criptomoedas da Índia, ou “coibir seu uso ilícito”, o governo listou um projeto para emitir a moeda digital do Banco Central da Índia, um CBDC da Rúpia

A lei que pretende proibir as criptomoedas da Índia, permite certas exerções, como promover a tecnologia subjacente das criptomoedas e seus usos. 

Entretanto, a Índia possuí 7 milhões de investidores, o mercado de criptomoedas possui mais de US$1 bilhão. O governo deve agir com cautela antes de tomar a decisão final. Visto que segundo o empresário, banir o bitcoin afetaria toda a economia.

Por fim, os rumores da proibição não afastou o investimento da Coinbase. A exchange de criptomoeda Coinbase anunciou que planeja começar a fornecer serviços a partir da Índia.

De acordo com o anúncio a exchange incluiria serviços de TI, engenharia, desenvolvimento de software e operações de atendimento ao cliente.  

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile