Ícone do site Criptonizando

Sete erros comuns que podem te prejudicar ao investir em Bitcoin

O Bitcoin é um dos ativos que mais valorizou no mercado financeiro, um cenário positivo para a revolução digital, mas tem erros comuns que muito brasileiros cometem ao investir em criptomoedas, reportagem da Webitcoin.

Gabriel Faria, head de investimentos da Mercurius Crypto, citou 7 motivos explicando o porquê as pessoas perdem tanto dinheiro com bitcoin.

1 – Acreditar que o Bitcoin é a salvação, e não o seu esforço no trabalho

Bitcoin não é um milagre que você investe em um dia e no outro já está milionário, a sua independência financeira está relacionada com os frutos do seu trabalho e apoio da família.

A moeda digital está cada vez mais valorizada, mas lembre-se que é apenas mais um ativo no mercado financeiro, que como qualquer outro, não é estável. 

Invista no ativo como qualquer outro patrimônio, para diversificar e aumentar os seus ativos, não acredite em propostas de rendimentos altos, de 5% a 10% por dia. 

2 – Comprar somente quando todo mundo está comentando 

Gabriel afirma que existem dois índices muito conhecidos na Mercurius “o índice ‘vi no Fantástico’ e o índice ‘meus pais falaram’, quando se depara com uma notícia exaltando a alta do bitcoin ou algo parecido, corra e venda metade do que você já tem”. 

Quando os dois comentários aparecem nos jornais e redes sociais comentando o quanto o bitcoin está crescendo, Gabril ressalta “venda tudo imediatamente e já se prepare porque a queda virá forte!”

Nesses momentos em que todo mundo está comentando positivamente sobre a criptomoeda, é a hora de vender e não de comprar. Seguindo este raciocínio você estará sempre bem posicionado. 

3 – Vender seus ativos quando cai 

Não venda seus bitcoins com qualquer queda no mercado, o mercado é volátil e as quedas muitas vezes dão oportunidade para comprar mais barato. 

Gabriel comenta que “a vez que mais ganhei dinheiro no mercado de criptomoedas foi ao comprar meus Bitcoins por USD 3.550,00 vendo o ativo se desvalorizar mais de 80% em um período de um ano. Isso tudo porque os alfaceiros (investidores que vendem seus ativos por qualquer queda) não conseguiram segurar o desespero.

4 – Achando que vai lucrar rápido

Investimento a curto prazo sempre faz perder dinheiro ao longo prazo, o mercado se movimenta de forma irracional no curto prazo com quedas e subidas, apenas para seguir oferta e demanda de pessoas que acham que entendem o que está acontecendo. 

“Se você analisar nosso risco por operação, apenas montamos trades curtos para pegar algumas irracionalidades do mercado visando aumentar nosso patrimônio, para que a alta do Bitcoin no longo prazo seja ainda mais expressiva do que poderia ser se apenas segurarmos a moeda”, declara Gabriel. 

5 – Tentar achar o momento certo para entrar e investir

Não tem como saber o melhor preço para iniciar o investimento em bitcoin, Gabriel dá uma dica para começar a investir no ativo “divida seus recursos financeiros destinados para isso em 3 partes (ou até em 10 se você tiver paciência). Feito isso, compre a primeira parte agora e guarde as outras partes para comprar o ativo quando ele cair. Uma vez que você já estiver dentro do mercado, sempre que você se deparar com uma queda expressiva do Bitcoin (de cerca de 10% ou mais), compre mais um pouco”.

6 – Investir em empresas que não são transparentes 

Qualquer empresa que arrume justificativa para resguardo das operações tem algum motivo por trás, que não beneficiará o investidor. 

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) sabe exatamente o que cada fundo registrado por ela faz no Brasil, caso queira saber sobre a empresa dê uma pesquisada, empresas que não são transparentes podem ser pirâmides. 

7 – Investir em pirâmide, mesmo a empresa ‘pagando’

Por mais que a empresa esteja pagando, desconfie, o dinheiro pode estar vindo de terceiros, de outros investidores, ou de bancos, menos de um lucro de fato. 

“O risco sempre está por aí, basta parar para pensar. Se uma pirâmide oferece 5% ao mês usando Bitcoin, que é variável, alguém está claramente assumindo o risco da queda do ativo. Se não é a empresa, são os investidores mais novos, o banco onde ela tem conta, as pessoas físicas da empresa ou qualquer outro stakeholder”, declara Gabriel.

Fique atento se uma empresa promete rentabilidade fixa em um mercado variável. Com essas dicas você irá deixar de perder dinheiro e vai passar a investir com mais segurança. 


Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile