Ícone do site Criptonizando

Shiba Inu: a criptomoeda meme vale mesmo a pena? Descubra a verdade

Sem dúvidas, uma dos tokens memes de maior sucesso do mercado de criptomoedas é a Shiba Inu (SHIB), ativo inspirado na raça de cachorros do mesmo nome. Um token meme pode ser definido como um ativo digital que traz como principal fundamento o bom humor. 

Nesse sentido, eles carregam consigo uma logo bem divertida e até nomes engraçados. No geral, não passam de uma piada de internet, sem nenhum fundamento e que crescem apenas com a especulação.

Mas querendo surfar do laço contrário desta curva está a Shiba Inu. Apesar de ter uma logo de um cachorro fofinho, a altcoin, que nasceu com o intuito de ser a principal rival do Dogecoin (DOGE), pode ser vista como uma das grandes apostas para a riqueza de investidores. 

Mas será que é isso mesmo? 

No artigo de hoje você vai entender tudo o que precisa sobre a Shiba Inu. 

Em primeiro lugar, vamos entender o que é esse token de grande visibilidade. 

A Shiba Inu foi lançada em agosto de 2020 na rede Ethereum (ETH) e seu criador utiliza o pseudônimo “Ryoshi”. O não conhecido rosto por trás do projeto queria mostrar ao mundo que uma altcoin poderia funcionar sem uma organização central por trás.

Segundo Ryoshi, a escolha da criação da Shiba Inu na rede Ethereum é a segurança e o blockchain bem estabelecido da altcoin. 

O supply inicial da altcoin era de 1 quatrilhão, mas o mesmo caiu logo após Vitalik Buterin, co-fundador do ETH, queimar 90% dos tokens SHIB que o mesmo ganhou de presente da equipe da altcoin meme. 

Buterin enviou os 10% restantes para uma instituição de caridade. 

Um dado curioso a respeito do token é que o SHIB passou a ganhar notoriedade através dos tweets do bilionário Elon Musk, mas principalmente das publicações de Buterin. Inclusive, há uma teoria de que o jovem programador é o criador da altcoin meme.

Não podemos deixar de destacar que o ecossistema SHIB também criou uma campanha usando a Amazon Smile para coletar doações para resgatar cães Shiba Inu reais. 

Mas você sabia que existem mais tokens no ecossistema Shiba Inu?

Isso mesmo. Há mais tokens além do SHIB que você precisa conhecer. São eles:

A Doggy DAO é uma organização descentralizada que é controlada pela comunidade Shiba Inu, também conhecida como ShibArmy (em tradução para o português, Exército Shib).

Vantagens da Shiba Inu

Ao contrário de seu principal rival, a Shiba Inu consegue fazer movimentos nas principais áreas do mercado blockchain, como nas finanças descentralizadas (DeFi), tokens não fungíveis (NFT) e metaverso. 

Além disso, ela conta com um sistema de queimas de tokens que causa uma grande especulação no mercado cripto. Isso porque, caso a demanda pela altcoin continue subindo e mais tokens sejam tirados de circulação, o preço do SHIB pode subir. 

Contudo, antes de entrarmos nessa questão, vamos conhecer os projetos que trazem vantagens competitivas para a Shiba Inu no ecossistema de memes. 

DeFi

Em 2021, a altcoin marcou sua entrada nas finanças descentralizadas ao lançar sua DEX ShibaSwap. 

A exchange descentralizada oferece aos seus usuários a possibilidade de ganharem renda através do fornecimento de liquidez, staking e trocas de tokens. 

O grande diferencial da ShibaSwap é a permissão do acesso a coleções de NFTs em lançamento e rastreadores de portfólio que facilitam a entrada de novos investidores nesse ecossistema inovador. 

É justamente nessa modalidade que o SHIB encontra sua maior utilidade. Seus usuários podem utilizar a DEX para deixar o ativo em staking e ganhar recompensas para isso. 

NFT

No mesmo ano, a Shiba Inu fez o lançamento dos Shiboshis, sua coleção de NFT. 

Os Shiboshis, descritos pelo projeto como criaturas adoráveis, além de serem NFTs, surgiram com a proposta de serem utilizados no Shiboshi Game para possibilitar que seus detentores tenham jogabilidade e características diferenciadas, como o Laser Eyes.

Essa particularidade pode dar ao jogador a capacidade de atacar a longa distância e até cegar seu oponente. 

Mas o que podemos falar, de fato, é que o NFT foi um lançamento de muito sucesso e bem apoiado pela comunidade. Só para exemplificar, a venda inicial durou apenas 35 minutos e o NFT que começou sendo negociado a 0.1 ETH, em algumas horas, já valia mais de 1 Ethereum.

Metaverso

Shib: The Metaverse surgiu em 2022. De acordo com a postagem inicial, o metaverso contaria com 100.595 terrenos. Com essa pegada de terras, a realidade virtual do ecossistema do token meme teria um caminho parecido com grandes players do mercado, como Decentraland e Sandbox. 

Os terrenos do metaverso são divididos em locais públicos e privados. A primeira opção engloba terras que estarão disponíveis para compras. Já a segunda, que representa locais importantes do metaverso, será trancada. 

Um ponto que vale destaque é que os usuários que possuem terras no mundo virtual podem gerar renda passiva. Além disso, contam com a opção de reunir recursos no jogo e gerar recompensas.

E a queima de tokens SHIB?

Se esse termo é novo para você, vamos simplificar ele agora. A queima de tokens consiste na remoção definitiva de um ativo digital de circulação e na redução de seu fornecimento. O principal objetivo da queima de tokens é a escassez, que pode gerar valorização do ativo.

De fato, essa é uma das modalidades que mais chama a atenção na Shib. Em 19 de março de 2022, por exemplo, cerca de 190 milhões de tokens foram subtraídos do suprimento circulante da moeda a partir de sete transações realizadas em 24 horas.

Conforme noticiado pelo Criptonizando, já em abril deste ano, o time da Shiba Inu lançou um mecanismo de queima que permite que os detentores queimem seus tokens e ainda possam gerar renda passiva. Esse mecanismo é o Portal SHIB Burning.

Agora os detentores da altcoin podem enviar seus SHIB para um endereço de burn. Logo após o envio, o SHIB não poderá mais ser utilizado e os tokens irão sair de circulação para sempre.  

Ao se desfazer dos seus SHIB, os “queimantes” recebem um um token chamado burntSHIB. Os proprietários deste ativo ganham recompensas em tokens RYOSHI, onde 0,49% de todas as transações são distribuídas para os novos usuários de token.

O lançamento foi um verdadeiro sucesso. Apenas 24 horas depois de o portal entrar em operação, mais de 8 bilhões de unidades de SHIB foram queimadas. 

Onde comprar Shiba Inu?

Exchanges com maior volume de mercado

Riscos de se investir em SHIB

Apesar das qualidades e vantagens citadas, o mercado ainda encara a altcoin como uma bela especulação. Shiba Inu fez diversos lançamentos, mas não perdeu seu posto de segundo maior token meme.  

Na verdade, todas as altas expressivas da altcoin não vieram de seus anúncios de projetos, mas sim de especulações. 

Em setembro de 2021, por exemplo, a Coinbase, uma das principais exchanges do mercado de criptomoedas, fez a listagem do SHIB em sua plataforma. Como resultado, em apenas dois dias, o token disparou 40%.

Logo após, em outubro do mesmo ano, quando surgiram rumores de que a Robinhood poderia listar o token, a SHIB conseguiu superar até o DOGE em capitalização de mercado. No entanto, esse feito não durou muito tempo, pois a altcoin passou por uma severa correção.

Desde então, a SHIB nunca mais alcançou seus máximos históricos.  No momento da escrita do artigo, o token conta com uma queda de 86% frente a sua alta histórica de outubro de 2021.

Esses comportamentos apenas provam que há investidores que enxergam o lucro como seu principal objetivo no meio blockchain. Ou seja, não estão se importando muito com os fundamentos e a utilidade de uma criptomoeda.

LEIA MAIS: Bitfarms inicia mineração de Bitcoin na Argentina com gás natural

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile