Ícone do site Criptonizando

Sicred lança primeiro banco ‘sem dinheiro’ do Brasil em meio à digitalização da economia

sicred banco digitalização economia dinheiro

Será lançada nesta segunda-feira (21) a primeira agência bancária ‘sem dinheiro’ do Brasil.

A agência será inaugurada no estado do Paraná, no município de Inácio Martins e é uma iniciativa da Sicred (Sistema de Crédito Cooperativo).

Nela, todas as soluções financeiras, como conta corrente, crédito geral e agrícola, investimentos, seguros, consórcios, cartões de crédito e depósito de cheques, serão realizadas sem movimentar dinheiro em espécie.

A Sicred faz parte de uma movimento de digitalização da economia e do dinheiro que vem oferecendo soluções como cartão de crédito e débito e pagamentos digitais.

Contudo, o movimento se fortaleceu com o advento das criptomoedas, stablecoins e CBDCs.

Segundo o comunicado, todas as operações serão feitas no ambiente online por meio do internet banking e do aplicativo da empresa.

Além disso, todos os associados receberão cartões de crédito Visa ou Mastercard sem anuidade.

Empresas e profissionais autônomos associados terão a máquina de cartões sem mensalidade, diz o comunicado.

Helton Cesar Kolecha, diretor executivo da Sicredi Centro Sul PR/SC/RJ, declarou:

“Além de estarmos mais próximos dos associados ofertando soluções adequadas ao seu momento financeiro, queremos fechar o ciclo do dinheiro, possibilitando que a população possa receber seu salário/receitas e pagar suas contas pessoais de forma simples, rápida e segura, sem precisar do dinheiro em papel.”

Aqueles que quiserem realizar movimentações financeiras em espécie, terão de se dirigir a agências credenciadas, que contarão com WiFi à disposição para associados e poupadores ou procurar outras cidades.

Um teste do sistema realizado pela instituição em Cafeara (PR) resultou em um convite da ONU para apresentar o case durante um evento realizado em julho em Nova York. O modelo já é usado em cidades da China e Índia, segundo a empresa.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile