A rede Solana sofreu mais uma interrupção em 1º de junho, a segunda do ano!
O fato ocorreu quando o cluster Solana Mainnet Beta parou de criar blocos.
Isso foi criado por um bug em tempo de execução no recurso de transações nonce duráveis. Ou seja, um recurso que governa como o blockchain lida com uma forma específica da transação destinada ao uso offline.
Depois de desabilitar essas “transações nonce duráveis”, os validadores começaram a reiniciar a rede quatro horas e meia depois.
No dia seguinte, a produção em bloco foi reiniciada e as operadoras de rede continuaram a restaurar os serviços do cliente nas próximas horas.
A recente interrupção sugeriu uma falha na capacidade de Solana de lidar com transações duráveis.
Os validadores da rede contaram duas vezes algumas entradas, apontando como uma única transação em duas alturas de bloco separadas, em vez de considerá-las como uma única transação.
O mecanismo de consenso de SOL foi efetivamente quebrado por essa situação impossível.
Solana procura meios do fato não acontecer mais
Para aumentar a taxa de transferência, Solana usa processamento paralelo de transações não sobrepostas. Um nonce incrementador pode ser usado por redes que executam transações serialmente.
Com isso, Solana emprega um mecanismo diferente para garantir que as transações não sejam feitas de forma duplicada.
Como as transações nonce duráveis não devem expirar, elas exigem uma abordagem diferente para evitar o processamento duplo e são tratadas sequencialmente.
O processamento de uma transação nonce durável revelou um bug no tempo de execução que impediu o progresso da rede durante a interrupção. Uma transação bem-sucedida não teria causado esse problema.
A funcionalidade de transação nonce durável foi desativada nas versões v1.9.28/v1.10.23 para evitar que a rede travasse se a mesma circunstância ocorresse novamente.
As transações nonce duráveis não serão executadas até que a mitigação seja implantada e o recurso reativado em uma versão futura.
A Solana fez um post detalhado sobre os acontecimentos e os procedimentos que estão sendo feitos.
LEIA MAIS: Criptomoedas indicadas por Felipe Neto colapsam e tem perdas de mais de 80%