Ícone do site Criptonizando

Solana sofre nova interrupção e rede sai do ar

solana-cripto-sol

Um nó mal configurado fez com que a rede Solana parasse de processar transações e ficasse offline na sexta-feira, a quarta grande interrupção do blockchain desde janeiro.

Essa interrupção ocorre um ano após uma pausa de quase 18 horas em setembro passado. 

Na noite de sexta-feira, o site Solana Status, operado pela Solana Foundation, postou que a rede estava “experimentando desempenho degradado” e que os desenvolvedores do Solana estavam trabalhando no diagnóstico do problema. 

Pouco depois, Solana postou que a rede está “passando por uma interrupção e não processando transações”.

“A rede Solana está passando por uma interrupção e não está processando transações. 

Os desenvolvedores de todo o ecossistema estão trabalhando para diagnosticar o problema e reiniciar a rede. Mais informações serão fornecidas assim que estiverem disponíveis.”

O que causou a interrupção?

“Parece que um nó mal configurado causou uma partição irrecuperável na rede”, twittou o validador Solana por trás do Stakewiz.com sobre o incidente.

“Um validador estava executando uma instância duplicada do validador. Ou seja, quando era a vez deles produzirem um bloco, eles produziam um de cada instância, para o mesmo slot, então alguns validadores viam um bloco, outros os outros, então não conseguiam concordar qual estava correto.”

Stakewiz disse que a base de código Solana deveria ter resolvido o problema, mas por algum motivo desconhecido, causou uma partição ou bifurcação irrecuperável. 

Eles acreditam que a configuração incorreta foi um acidente, “provavelmente uma configuração de failover de nó com falha”. 

Os desenvolvedores reiniciaram a rede principal de Solana no último slot confirmado. 

“O reinício da Solana Mainnet está em andamento, precisamos de 80% da participação para reiniciar.”

O fundador Anatoly Yakovenko disse à Real Vision no início deste mês que as interrupções foram uma “maldição”.

Depois que o Ethereum passou para a prova de participação em 15 de setembro, Solana é agora a blockchain de prova de participação número três por valor de mercado atrás de Ethereum e Cardano.

Qual sua opinião? Deixe na seção de comentários abaixo.

Leia mais: Bitfarms inicia mineração de Bitcoin na Argentina com gás natural

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile