Ícone do site Criptonizando

Solana volta a passar por interrupção de rede

Embora a Solana (SOL) seja uma das maiores concorrentes do Ethereum (ETH), ela também é um dos ativos que mais traz dor de cabeça para seus investidores. 

Motivo disso? 

A criptomoeda vive sendo interrompida.

Desde o seu lançamento em 2020, a altcoin passou por oito interrupções de rede. 

Um dos casos de maior destaque dessas falhas ocorreu em setembro de 2021. Na época, a rede da Solana ficou offline por quase 18 horas.

A última interrupção ocorreu nas primeiras horas de outubro de 2022. Como resultado, a altcoin ficou seis horas fora do ar. 

De acordo com o Solana Status, a criptomoeda não estava processando transações. Para resolver esse problema, os desenvolvedores da altcoin buscaram diagnosticar o mesmo para que pudessem reiniciar a rede da Solana.

“A rede Solana está passando por uma interrupção e não está processando transações. Os desenvolvedores em todo o ecossistema estão trabalhando para diagnosticar o problema e reiniciar a rede. Mais informações serão fornecidas assim que estiverem disponíveis”.

O problema foi resolvido e a criptomoeda voltou à vida.

Mas o que fez com que a Solana ficasse offline mais uma vez? 

Segundo um validador da altcoin, o tempo de inatividade resultou de um nó mal configurado. Esse nó fez com que uma partição de rede fosse irrecuperável.

Nesse sentido, as seis horas de inatividade da Solana foram causadas por um validador que propagou um bloco inválido.

O BeInCrypto informou que “o validador incorreto estava executando uma instância duplicada e ambos produziram um bloco”. 

Isso fez com que um fork fosse criado que levou a altcoin a um “caminho de código obscuro onde os validadores não conseguiam voltar para o fork principal”. Ou seja, os validadores da Solana estavam presos em um fork errado, o que impediu que os mesmos validassem transações. 

Solana revolta comunidade de criptomoedas

Conforme observado durante os meses de vida da SOL, as interrupções de rede se tornaram frequentes na plataforma de contratos inteligentes. 

Por essa razão, a comunidade se mostra cada vez mais indignada, apontando que a fragilidade do ecossistema da Solana é um grande calcanhar de Aquiles para a cripto disparar e mostrar potencial de superar o Ethereum. 

A grande questão é: como uma rede grande como a Solana consegue ser derrubada por apenas um node?

Justin Bons, pesquisador de criptomoedas e fundador da Cyber ​​Capital, apontou que nenhuma blockchain deveria ter tanto tempo de inatividade. 

“A realidade é que a SOL não é nada inovadora! É apenas o primeiro grande blockchain a ser tão imprudente em seu design fundamental. Enquanto finge que isso é inovador (para atrair investidores)”. 

No momento da escrita do artigo, SOL é trocada de mãos a US$33 e conta com uma queda de 3%nas últimas 24 horas. 

LEIA MAIS: Relatório indica que CEO da FTX também estava interessado em adquirir o Twitter

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile