Ícone do site Criptonizando

Stablecoin atrelada ao dólar da Cardano deve ser lançada no início de 2023

Stablecoin autorregulada da Cardano deve ser lançada no início de 2023

O ecossistema Cardano pode ter sua primeira stablecoin totalmente respaldada por fiat e em conformidade com a regulamentação antes do final do primeiro trimestre de 2023. 

De acordo com Emurgo, o braço comercial oficial da blockchain Cardano, a stablecoin será chamada de USDA e será indexada a 1:1 relação com o dólar americano.

“A introdução de uma stablecoin totalmente respaldada por fiat e em conformidade com as regulamentações é o próximo passo para concretizar o futuro de nossa comunidade”, disse Vineeth Bhuvanagiri, diretor administrativo da Fintech da Emurgo.

Vale destacar que o USDA faz parte de um plano da Emurgo que visa expandir os casos de uso da Cardano, incluindo serviços de empréstimos, pagamentos com cartão baseados em criptografia e pontes entre mercados tradicionais e aplicativos descentralizados (dApps). 

O que se esperar da stablecoin da Cardano?

Após o lançamento do USDA, “os usuários poderão converter seus USD em USDA por meio de cartões de crédito/débito, transferência bancária ou conversão de ADA”, disse o relatório. 

A Emurgo também planeja permitir a conversão de outras stablecoins como USDC e USDT em USDA após o lançamento “com planos de longo prazo para permitir a conversão e troca de criptomoedas como bitcoin, ether e outras criptomoedas”.

Recentemente, a Emurgo fez parceria com uma empresa de serviços financeiros regulamentada com sede nos EUA, não divulgada, para emitir o USDA e garantir que a stablecoin estivesse em conformidade com os regulamentos.

Vale lembrar que a equipe Cardano está trabalhando em uma stablecoin algorítmica apelidada de “Djed” em colaboração com a rede COTI, entretanto, os planos para construir uma stablecoin apoiada pelo dólar americano sempre estiveram nos livros.

No mês passado, Emurgo escreveu uma matéria em seu blog explicando por que o blockchain Cardano pode precisar de uma stablecoin apoiada em dólares.

De acordo com a empresa, apesar dos mais de 3,9 milhões de carteiras ADA sinalizando o alcance global da Cardano, a volatilidade dos preços da ADA restringe os usuários de aproveitar ao máximo a natureza da criptomoeda

Portanto, a criação de uma stablecoin lastreada em dólares ajudará a aumentar a confiança do investidor de Cardano e permitirá ofertas financeiras estáveis ​​para os detentores de ADA. 

Além disso, uma stablecoin lastreada em dólar ajudará a reduzir a incerteza em torno das stablecoins algorítmicas, especialmente após o colapso do TerraUSD em maio. 

Assim, além de o USDA ajudar a reforçar o ecossistema de finanças descentralizadas (DeFi) da Cardano, que atualmente bloqueia 54,52 milhões de acordo com dados da DefiLlama, também pode ajudar a aumentar o preço da ADA para a tão cobiçada marca de preço de US$ 1, já que atualmente a criptomoeda caiu pouco mais de 89% em relação a sua alta de todos os tempos.

LEIA MAIS: Tether vai conseguir fazer o USDT voltar para US$1?

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile