A Ripple está prestes a lançar sua stablecoin RLUSD, que será atrelada ao dólar americano. No entanto, David Schwartz, CTO da empresa, informou que o token estará, inicialmente, disponível apenas para investidores institucionais.
Segundo ele, será necessário adquirir a RLUSD por meio de exchanges ou outros intermediários. Esse modelo de distribuição se assemelha ao utilizado por outras stablecoins de grande porte, como USDC e USDT, que priorizam o acesso institucional antes de serem disponibilizadas ao público em geral.
A decisão de concentrar o lançamento inicialmente tem o intuito de gerenciar riscos regulatórios e garantir a conformidade com medidas de combate à lavagem de dinheiro.
O CEO da Ripple, Brad Garlinghouse, indicou que a stablecoin está nas fases finais de testes, com experimentos realizados tanto no XRP Ledger quanto no Ethereum.
Pensando na segurança da stablecoin, Garlinghouse garantiu que a Ripple possui um balanço patrimonial estimado entre US$ 20 bilhões e US$ 30 bilhões. Esse valor seria suficiente para a empresa agir rapidamente e restaurar a paridade do RLUSD em caso de crise de liquidez.