Ícone do site Criptonizando

Stablecoin USDC não está em colapso, afirma CEO da Circle

USDC - Circle

USDC - Circle

Jeremy Allaire, CEO da empresa de serviços financeiros Circle, decidiu reprimir os rumores de que a stablecoin USDC da empresa está à beira do colapso.

Em um tópico no Twitter publicado no fim de semana, Allaire disse que pode entender por que a comunidade de criptomoedas “ficaria paranóica” sobre o USDC, levando em conta o recente colapso de vários projetos do setor.

“8/ A Circle está na posição mais forte em que já esteve financeiramente e continuaremos a aumentar nossa transparência. 

FWIW, também somos encorajados por estruturas regulatórias emergentes para emissores de stablecoin, que devem ajudar a aumentar ainda mais a confiança em emissores como o Circle.”

Allaire também compartilhou os relatórios mais recentes da Circle sobre transparência e confiança, auditorias e atestados, bem como sobre o estado da liquidez do USDC.

As observações do CEO da Circle ocorrem em meio a rumores de que a empresa corre o risco de inadimplência em suas reservas do USDC devido aos grandes pagamentos de juros que deve cumprir para bancos como Signature e Silvergate.

A stablecoin também está sendo usada em atividades de empréstimo envolvendo Genesis, BlockFi, Celsius, Galaxy e Three Arrows Capital (3AC). 

Cada uma dessas empresas de criptoativos foi pega por uma crise de liquidez e pelas consequências de modelos de negócios insustentáveis.

O CEO acrescentou que a Circle compartilharia uma postagem no blog esta semana sobre a Circle Yield – o produto de taxa de juros de rendimento de curto e longo prazo da empresa construído inteiramente sobre a stablecoin USDC, enfatizando que o produto em questão é regulamentado e supercolateralizado, e é oferecido apenas a investidores credenciados, com quem a Circle ”tinha zero problemas”.

Reservas da USDC

A Circle, que está analisando uma listagem pública por meio de uma empresa de aquisição de propósito específico (SPAC), foi avaliada em US$ 9 bilhões em fevereiro deste ano. 

Além das auditorias anuais, a empresa com sede em Boston também publica demonstrações mensais do tamanho e composição da reserva do USDC.

A stablecoin USDC é a segunda maior stablecoin no mercado de criptoativos, ostentando uma capitalização de mercado de US$ 55,8 bilhões, dobrando em relação ao ano passado.

Circle insiste que a stablecoin USDC “é sempre resgatável de 1 para 1 por dólares americanos. Qualquer valor. Sempre. Ponto final”, disse a empresa em sua declaração de liquidez mais recente.

“Podemos fazer essa afirmação com confiança porque o USDC é totalmente reservado com títulos do Tesouro dos EUA (~ 80%) e dinheiro (~ 20%), denominados em dólares americanos e mantidos diretamente com as principais instituições financeiras e custodiantes dos EUA dentro das regulamentações dos EUA.”, diz o comunicado.

Leia mais: Brasil pode se tornar centro mundial para mineração de Bitcoin (BTC) com nova lei em discussão

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile