Ícone do site Criptonizando

Stablecoins são ótimos para pagamento, mas Bitcoin é a melhor resposta para a inflação, afirma o chefe da criptografia do Facebook

Coinbase dá recompensas diárias aos usuários que possuem Stablecoins DAI

Stablecoins se tornou um assunto sério na comunidade nos últimos tempos, após as especulações de que a Securities and Exchanges Commission (SEC) está visando o mercado depois que a comissão deu a entender que alguns stablecoins podem ser títulos.

Chefe do Facebook insiste que apenas o Bitcoin está mais bem posicionado para combater a inflação

Com os stablecoins ganhando muita popularidade este ano, o mercado tem muitas perguntas a fazer. Brian Armstrong, da Coinbase, abriu a palavra para uma conversa com outros proeminentes apoiadores da criptografia quando perguntou se os stablecoins são adequados para combater a inflação.

“Se stablecoins apoiados por fiduciários realmente se tornarem moedas de inflação (não tão estáveis), então como obteremos uma moeda que seja verdadeiramente estável? Talvez algo que rastreie uma cesta de bens do mundo real (paridade de poder de compra) usando oráculos? Ideias bem-vindas.”

A conversa gerou muitas respostas notáveis, incluindo a do proponente do Bitcoin Jack Dorsey, que, como alguns outros, acredita que o Bitcoin é a solução. Da mesma forma, o chefe de criptografia do Facebook, David Marcus, afirmou que, embora stablecoins sejam relevantes para pagamentos, o Bitcoin ainda é a proteção mais suficiente contra a inflação. 

“Acho que stablecoins serão ótimos para pagamentos (alta velocidade, entrada e saída quando você precisa fazer um pagamento). Para uma proteção contra a inflação, o Bitcoin é a melhor resposta IMO.”

A adoção dos Stablecoins continua a disparar. Qual é o fator determinante?

Os Stablecoins encontraram uma variedade de usos na indústria, que incluem: moeda para movimentar valor entre bolsas, garantia para uso em bolsas de derivativos, meio de câmbio e reserva de valor em DeFi, a moeda para pagamentos internacionais.

Isso foi observado por Ryan Watkins de Messari, quando ele se propôs a desvendar os fatores que impulsionaram a adoção da moeda estável este ano. 

O fornecimento de Stablecoins atingiu recentemente US$120 bilhões, à medida que o mercado continua a crescer significativamente. O uso de Stablecoin aumentou tanto que mais de US$1,7 trilhão de transações em blockchains foram realizadas por usuários no segundo trimestre com stablecoins. Trazendo cerca de 14x no ano passado.

Vários fatores estão por trás desse crescimento, e alguns deles incluem a facilidade com que podem ser aceitos como barqueiros, graças ao fato de que apenas uma Blockchain e um endereço públicos são suficientes. 

Outra vantagem é o facto de os stablecoins funcionarem em infraestruturas que funcionam 24 horas por dia, 7 dias por semana, durante todo o ano, o que os torna baratos, disponíveis e fiáveis ​​de utilizar.

Além disso, como Ryan Watkins observou:

“Eles oferecem aos usuários maior autonomia, privacidade e interoperabilidade do que as soluções de pagamentos existentes que exigem KYC e muitas vezes restringem o acesso. Eles são programáveis, o que permite aos desenvolvedores criar facilmente com eles e implantar aplicativos com distribuição global.”

LEIA MAIS: Analista prevê correção profunda para Bitcoin e Ethereum

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile