Stablecoins se destacam em mercados emergentes, aponta estudo

Tether (USDT)

Um recente estudo do Castle Island Ventures apontou que os mercados emergentes estão se destacando no uso de stablecoins. O estudo teve como objetivo avaliar a utilização de stablecoins em países como Nigéria, Índia, Indonésia, Turquia e Brasil.

A pesquisa, que contou com 2.541 entrevistados, apontou que cerca de 50% utilizam as stables para realizar a negociação de criptomoedas. As stablecoins fazem parte dos principais pares de negociação das corretoras.

O estudo apontou também que 47% dos investidores utilizam as stables como uma forma para poupar em dólares. Em especial, a Nigéria se destacou neste caso de uso.

Outros 43% apontaram que usam as stables em busca de melhores taxas de conversão de moeda. Por sua vez, 44% utilizam para obter retornos no mercado DeFi (Finanças Descentralizadas).

Stablecoins mais utilizadas

A pesquisa apontou que o Dólar Tether (USDT) é de longe a stablecoin mais popular nestas jurisdições. Atualmente, o USDT é o terceiro maior criptoativo do mercado, com uma capitalização superior a US$ 115 bilhões.

Além disso, o Ethereum segue sendo a rede mais popular para negociações de stablecoins, apesar de ser uma das blockchains mais caras para movimentar ativos.

Cerca de 55% dos entrevistados apontaram que as stables representam mais de 10% dos seus portfólios. Por sua vez, 8% possuem mais de 50% do portfólio em stablecoins.

Outra tendência observada é o crescente interesse no setor:

“Em todos os países pesquisados, o uso de stablecoin estava crescendo ao longo do tempo. A maioria dos entrevistados relatou aumento no uso no ano passado, e uma parcela ainda maior indicou que aumentaria ainda mais o uso no ano que vem.”

Leia mais: Volume de transações de stablecoins na rede Ethereum atinge marca de US$ 1,46 trilhão

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

icon junho 6, 2025

JPMorgan aprofunda vínculo com criptomoedas

Escrito por Thiago Barboza
Criptomoedas
icon junho 6, 2025

Jovens priorizam criptomoedas: o adeus à poupança?

Escrito por Thiago Barboza
Criptomoedas com IA
icon junho 12, 2025

Impacto da IA: brasileiros temem perda de empregos

Escrito por Thiago Barboza