Ícone do site Criptonizando

Startup dá golpe em investidores com a ajuda de youtubers

novachain golpe exitscam investimento

Mais uma vez uma ICO (oferta inicial de moeda) foi usada para aplicar o famoso exit scam, ou golpe de saída, em investidores de criptomoedas.

Divulgada como um bot de negociação de arbitragem, também conhecido como “bot de negociação T-Rex”, a startup NovaChain conseguiu chamar a atenção da indústria.

A empresa é uma startup baseada em blockchain que prometia renda passiva aos investidores que usassem seus robôs comerciais “altamente confiáveis” implantados na exchange Binance.

A startup contou com a ajuda de influenciadores em mídias sociais como o Facebook, Twitter e Youtube para persuadir as vítimas para que investissem no projeto.

No entanto, diferente dos golpes de saída comuns, a NovaChain efetivamente forneceu um bot de negociação que poderia realizar operações de arbitragem em alta frequência.

O problema é que seus lucros não foram tão transparentes. Isso levou as pessoas a eventualmente começarem a enxergar semelhanças com o BitConnect — um dos maiores golpes de saída dos últimos anos.

O projeto, que começou em 2017 através da ICO denominada NovaLend (que faliu), terminou com os desenvolvedores da NovaChain desativando seu site e suas contas em mídias sociais, além de parar de responder os investidores.

O golpe aconteceu logo quando os investidores começaram a colocar grandes valores no esquema, e não houve sequer uma nota oficial informando os clientes da startup sobre o que está acontecendo ou a razão da decisão de excluir as mídias sociais foi tomada.

A fraude gerou um prejuízo de milhões aos investidores, segundo a Ethereum World News nesta terça-feira (16).

No Reddit, usuários debatem sobre a situação, apontou o site. Um deles citou a semelhança entre NovaChain e Bitconnect, que também usou Youtubers para promover seu esquema:

“À luz do esquema da NovaChain, é importante lembrar que os influenciadores do Youtube estão aqui para fazer exatamente isso. Influenciar você e seu dinheiro. Pense sobre isso.”

Em seguida, outro usuário concordou, dizendo que “qualquer um que aumente o preço de qualquer moeda, está em algum nível tentando jogar com o seu dinheiro”.

“Não deixe ninguém te dizer como uma moeda é uma ótima maneira de investir dinheiro. Ouça experts, mas definitivamente não ouça ninguém que esteja interessado em promover qualquer moeda”, afirmou.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile