Ícone do site Criptonizando

Taxa de hash do Bitcoin atinge novo recorde histórico, este é um indicativo sólido de alta no preço?

bitcoin taxa de hash alta preço

Com uma sequência de quebras de recorde durante o verão, a taxa de hash do Bitcoin, maior criptomoeda do mundo por valor de mercado, acaba de atingir uma nova alta histórica. Seria este um indicador sólido de uma nova valorização no preço do ativo?

A moeda alcançou uma taxa de hash de 82,5 TH/s na última segunda-feira (19) e os especialistas acreditam que esses registros prometem uma nova alta para o Bitcoin.

De acordo com uma declaração dada pelo popular investidor Max Keiser no início do mês:

“O preço segue a taxa de hash e a taxa de hash continua em sua alta de 9 anos”, afirmou o investidor, argumentando que o mercado em alta está próximo.

Em outras palavras, quanto maior a taxa de hash do Bitcoin, mais segura será a rede e maior a confiança do investidor, aumentando assim a demanda pela moeda digital.

Taxa de Hash

A taxa de hash é um parâmetro que fornece a medida do número de cálculos que uma determinada rede pode executar por segundo, além de ser considerado um fator importante na logística das operações de mineração de criptomoedas e blockchain, e algo que é frequentemente avaliado e discutido em comunidades de criptomoedas.

Dessa forma, uma taxa de hash mais alta significa maior competição entre mineradores para validar novos blocos, além de aumentar a quantidade de recursos necessários para realizar um ataque de 51%, tornando a rede mais segura.

Halving do Bitcoin terá efeito negativo?

Com o próximo halving do Bitcoin programado para maio de 2020, quando a recompensa por blocos minerados é cortada pela metade, é esperada uma grande valorização no preço da moeda.

Atualmente, a taxa de recompensa pela mineração do ativo é de 12,5 BTCs por bloco, mas com a redução em 50% no próximo ano, a recompensa passará a ser de 6,25 BTCs.

Contudo, além de retardar a produção de bitcoins, o objetivo do halving é de evitar a inflação.

Enquanto o efeito que o halving causará nas mineradoras é monitorado com atenção, outra parte do mercado se preocupa com a possibilidade de que o acontecimento afete negativamente a taxa de hash geral.

Após o halving do Litecoin, seu criador Charlie Lee, que previa uma queda na taxa de hash da criptomoeda após o acontecimento, ficou surpreso ao descobrir que depois do halving, esta continuou tão alta quanto antes.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile