No fim de semana, o cofundador da Three Arrows Capital, Su Zhu, fez um tweet explicando que estava deixando o blockchain da Ethereum devido ao aumento dos custos de transação e à queda da usabilidade da rede.
“Sim, abandonei o Ethereum, apesar de apoiá-lo no passado. Sim, o Ethereum abandonou seus usuários, apesar de apoiá-los no passado. A ideia de ficar sentado observando a queima e elaborando testes de pureza, enquanto nenhum novato pode pagar pela corrente, é grosseiro.”
Embora Zhu mais tarde tenha se desculpado por sua formulação e elogiado as “grandes equipes que trabalham no dimensionamento da [Ethereum] em [protocolos da camada 2]”, seus tweets permanecem. E também as respostas, já que vários desenvolvedores do Ethereum não aceitaram muito bem a crítica de Zhu.
Zhu insistiu que é um usuário das plataformas em que investe, por isso seus comentários vêm do lado do consumidor. A Three Arrows investe pesadamente em Ethereum e nos aplicativos descentralizados que o compõem, como o protocolo de empréstimo Aave e o jogo Axie Infinity.
Há uma implicação presente no discurso de que Zhu estaria supostamente manipulando o mercado para enriquecer. Isso poderia ocorrer através do aporte em redes rivais da Ethereum, como a Solana, que possui taxas consideravelmente mais baixas.
A taxa média de transação, em dólares, quando Zhu tweetou suas observações pela primeira vez era de US$ 38,80, cerca de 12x mais do que a do bitcoin. Como os desenvolvedores do Ethereum apontaram no passado, isso não é de todo mal, pois prova que a demanda da rede é alta.
De acordo com o fundador do Bankless, David Hoffman, a situação não é permanente – e aqueles que desejam abandonar o barco devem priorizar a segurança e a descentralização sobre produtos que podem não durar na Web 3. “Abandonar a descentralização é o maior pecado que você pode cometer neste espaço “, ele tuitou para Zhu. “É mais fácil consertar taxas do que consertar centralização.”
O plano é expandir amplamente a rede Ethereum para ser capaz de lidar com mais transações e mais rapidamente. Nos primeiros dias do Ethereum, isso não era um grande problema. Mas, à medida que os aplicativos descentralizados se tornam mais populares, mais protocolos estão competindo por largura de banda, com cada lance de um NFT e cada troca de um ativo acontecendo em cadeia.
O Ethereum 2.0 , esperado em 2022, deve reduzir os preços das transações aumentando a capacidade da rede.
Leia mais: Senadora Lummis responde críticas de Hillary Clinton sobre as criptomoedas