A rede Bitcoin está passando por um aumento notável nas transações. Dados do Mempool.space apontam que existem cerca de 135 mil transações aguardando aprovação no mempool, de acordo com dados do momento da publicação.
Estas mais de 100 mil transações representam cerca de 950MB de dados, que precisam ser adicionados à blockchain para que as transações sejam validadas.
Como consequência deste cenário, a taxa de transação média da rede alcançou US$ 4,37 (R$21) na altura do bloco 815706.
Não está claro se as taxas seguirão altas ou se a capacidade de processamento da rede será capaz de limpar as transações do protocolo ao longo dos próximos dias, semanas, meses ou anos.
Aqueles que não desejam pagar por taxas altas, deverão esperar até que a rede seja descongestionada. E como já foi observado no começo do ano, pode demorar semanas ou meses para que isso ocorra. Aqueles que já fizeram transações e não desejam esperar tanto tempo precisarão refazer suas transações pagando uma taxa maior.
Taxas altas para sempre
Devido ao seu design por padrão, as transações na rede principal do Bitcoin deverão custar dezenas ou centenas de dólares no futuro. Isso deve ocorrer para que os mineradores sejam recompensados, visto que a emissão de novos bitcoins tende a zero.
Curiosamente, o Bitcoin foi projetado por Satoshi para ter taxas baixas através de aumentos sucessivos no bloco da rede. No entanto, o desenvolvimento do projeto seguiu outros rumos.
A visão original de Satoshi Nakamoto permanece viva no Bitcoin Cash, principal hard fork da criptomoeda.