Ícone do site Criptonizando

Terminal de compra de Bitcoins é apreendido pela PF durante operação​

máquina bitcoin polícia federal

A Polícia Federal apreendeu um terminal de compra de criptomoedas que fazia parte de um esquema que pode ter lesado até 55 mil pessoas.

A máquina, chamada Bitofertas, servia para venda de bitcoins e funcionava como um caixa eletrônico.

Ela foi encontrada pelas autoridades em Esteio, região metropolitana de Porto Alegre, RS, na garagem de uma das pessoas envolvidas com o esquema investigado pela Polícia em conjunto com a Receita Federal.

Essa é a primeira vez que a PF apreende um equipamento eletrônico voltado para a compra de BTC, de acordo com Daniel Mostardeiro Cola, delegado responsável pela investigação em entrevista ao Correio do Povo.

“A máquina tem um espaço destinado aos depósitos em dinheiro e, ao lado, um dispositivo que gera um suposto protocolo com o saldo adquirido em Bitcoins, e tem a marca de um estabelecimento comercial o que agregou credibilidade. Também há uma gaveta traseira, onde ficava coletado o valor em dinheiro.”

A máquina não é ilegal

A máquina não é ilegal

A investigação recebeu o nome de Operação Egypt e levou à prisão de dez pessoas, além da apreensão de 30 veículos, o bloqueio de 60 imóveis, e o resgate de um montante em dinheiro de R$ 1.154.489, somados a valores em dólar americano, euro e franco suíço.

A operação tinha como alvo uma empresa com sede em Novo Hamburgo, RS, que prometia altos ganhos com investimentos em moedas virtuais.

O grupo, entretanto, operava de maneira criminosa, agindo como instituição financeira e investindo o dinheiro de terceiros em modalidades tradicionais como renda fixa.

Por este motivo, embora a máquina não seja ilegal, tudo indica que ela seja falsa. O equipamento era supostamente utilizado para enganar os investidores, pois não trazia dados reais sobre a compra de BTC.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile