Token anticorrupção é a mais nova solução para a transparência das finanças públicas

Presidente do Banco Central do Brasil define os últimos detalhes do Real digital

Já pensou ter ao alcance de poucos cliques todas as informações relacionadas à finanças públicas? Um token anticorrupção está chegando no mercado e promete revolucionar os princípios de transparência governamental do país.

A nova solução em blockchain está em desenvolvimento acelerado graças ao financiamento aprovado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Bem como, pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do  Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e pela Agência de Fomento do Estado do Rio de Janeiro (AgeRio).

O GOV Token está sendo criado pela Investtools, empresa carioca de soluções tecnológicas para o mercado financeiro. O mesmo tem como projeto piloto o BNDES Token. A novidade permitirá que informações criptografadas contem com registros em ordem cronológica, de forma descentralizada, rastreável e imutável. 

Ou seja, qualquer tentativa de fraude será bloqueada. Além disso, todos os usuários poderão conferir todas as informações inseridas nesta blockchain.

Proposta do token anticorrupção

O GOV Token tem como proposta fazer o registro, em blockchain, dos recursos liberados por uma entidade pública. Portanto, o processo acontecerá por meio da emissão de tokens, que atuam como representações eletrônicas de uma quantia em dinheiro.

Com isso, é possível rastrear tudo o que é feito com determinado recurso: quem o emitiu, quem o recebeu, sua utilização. A inovação do item fica por conta da sua dificuldade de fraudar as informações gravadas. Ou seja, fica impossibilitado qualquer desvio de verba no meio do processo.

Para o diretor de tecnologia da Faperj o projeto tem uma grande importância no âmbito social.

“Quando falamos de inovação, focamos em inovação de base científica e tecnológica, que  levam em consideração necessidades reais da sociedade. O projeto GOV Token traz uma  questão muito relevante para a nossa sociedade hoje, de combate à corrupção e  preservação da segurança da informação.”

Desenvolvimento do GOV Token

Portanto, com a aprovação do crédito, a Investtools irá expandir ainda mais a sua equipe de colaboradores especializados em blockchain. O objetivo é executar o projeto de maneira mais precisa e rápida.

O desenvolvimento da primeira versão deve acontecer durante este primeiro semestre de 2021. O objetivo é que, neste período, negociações com administrações e entidades públicas aconteçam. Assim, a expectativa é que até a metade do segundo semestre deste ano o token anticorrupção seja implementado.

Sobre a Investtools

A Investtools é uma techfin, situada no Instituto Gênesis, da PUC-RIO. Reconhecida por oferecer soluções tecnológicas ao mercado financeiro, a empresa é sócia da Grana  Capital, que oferece um aplicativo de cálculo e gestão de Imposto de Renda para investidores na Bolsa. Além disso, também é socia da Blockchain Studio, iniciativa educacional e de consultoria sobre a tecnologia blockchain.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Bitcoin hoje
icon junho 12, 2025

Bitcoin em alta, mas transações despencam

Escrito por Thiago Barboza
Minerador solo de Bitcoin
icon junho 6, 2025

Minerador solo desafia probalidades e conquista 3,151 Bitcoin

Escrito por Thiago Barboza
icon junho 14, 2025

Serasa revoluciona acesso digital com blockchain do Drex

Escrito por Thiago Barboza