Ícone do site Criptonizando

Tokenização de ativos deve impulsionar nova alta das criptomoedas, afirma Coinbase

Londres - criptomoedas

Londres - criptomoedas

A exchange de criptomoedas Coinbase publicou o relatório Tokenização e o Novo Ciclo de Mercado, que possui como foco uma análise sobre o mercado de tokenização de ativos. Segundo a corretora, esta tendência de mercado pode provocar um novo ciclo de alta das criptomoedas.

A tokenização é o processo que consiste em registrar em redes blockchain bens e ativos financeiros, como ações, commodities, títulos, moedas de governo e outros. As stablecoins são atualmente o principal caso de uso desta tecnologia, visto que o setor acumula uma capitalização de mercado superior a US$ 100 bilhões.

Por meio da tokenização, é possível reduzir custos de transação, eliminar as barreiras de transferências globais, bem como aumentar a liquidez potencial dos mercados financeiros.

A tokenização beneficia as criptomoedas de forma geral, visto que para registrar e movimentar um token em uma rede blockchain, é preciso pagar as taxas utilizando o token nativo. Por exemplo, é preciso ter Ether para movimentar ativos tokenizados na rede Ethereum.

Conforme destaca a corretora, o mercado de tokenização estava muito concentrado em ativos ilíquidos. No entanto, isto deve mudar à medida que ativos mais líquidos começam a fazer parte do ecossistema:

“O hype original em torno da tokenização em 2017 girava em torno da criação de ativos digitais que representavam a propriedade de ativos físicos ilíquidos, como imóveis, commodities, arte ou outros itens colecionáveis ​​em um blockchain. 

Mas o atual ambiente de alto rendimento deu à tokenização um significado um pouco diferente como uma oportunidade para a digitalização de ativos financeiros, tais como obrigações soberanas, fundos do mercado monetário e acordos de recompra.

Acreditamos que este poderia ser um caso de uso vital para os participantes financeiros tradicionais e se tornar uma parte importante do novo ciclo do mercado cripto, embora a implementação completa possa levar mais 1-2 anos.”

Diversas iniciativas envolvendo a tokenização de ativos estão ocorrendo no mundo. Por exemplo, o governo de El Salvador planeja emitir o Bitcoin Volcano Bond por meio da rede Liquid do Bitcoin.

Leia mais: Ao investir 3 btcs no Bitcoin Volcano Bond, você recebe residência permanente em El Salvador

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile