Ícone do site Criptonizando

Tokens de cripto-jogos e metaverso acumulam cerca de 400% de ganho anual, apesar de colapso do mercado

metaverso

Os tokens do Metaverso e cripto-jogos estão apresentando alta de mais de 400% na média anual, mesmo após a queda que derrubou a maior parte do mercado e provocou quedas de mais de 80%.

Liderando os ganhos estão o MANA da Decentraland  (aumento de 867%), SAND do Sandbox  (aumento de 470%), AXS do Axie Infinity (aumento de 511%) e GMT de Stepn  (aumento de 746%), de acordo com dados da Kraken Intelligence e o relatório de mercado de maio de 2022 da CoinGecko. 

Vale destacar que estas são porcentagens anuais. Isso porque, a última queda do mercado fez o preço de todos os ativos desabarem, alguns chegando a 80% de queda, como citado anteriormente.

Os tokens do metaverso podem ser usados ​​para pagar taxas, comprar terrenos e participar da governança.

“O boom #NFT de 2021 não apenas atraiu a atenção geral para os investimentos em arte digital, mas também popularizou o metaverso de criptomoedas. O relatório da Kraken Intelligence analisa mais de perto como o metaverso de criptografia mudará a maneira como nos comunicamos: http://blog.kraken.com/post/14243/the-metaverse-an-inflection-point/

A próxima categoria mais alta para ganhos ano a ano são os tokens de exchanges, que tiveram um aumento de 6%. 

Todas as outras categorias tiveram uma ação de preço negativa no mesmo período, variando de -13% para Bitcoin (BTC) a -72% para finanças descentralizadas, ou DeFi.

A popularidade do Metaverso

Jogos baseados em Blockchain usando Tokens Não Fungíveis (NFT) e plataformas metaverso permaneceram tremendamente populares nestes primeiros seis meses de 2022.

Apesar da queda dos preços em todo o mercado, o número de usuários entre esses jogos permaneceu consistente em cerca de 1 milhão de usuários por dia, de acordo com dados do rastreador de aplicativos descentralizado DappRadar. 

O relatório da Kraken apontou que, embora maio tenha registrado usuários diários estáveis, “o volume de NFT teve uma grande diminuição, com queda de -87,1% no volume diário”.

Todas as categorias rastreadas pelo relatório da Kraken, incluindo metaversos e tokens de exchanges, tiveram retornos negativos nos últimos 30 dias e 90 dias. 

Os tokens do metaverso estavam entre os maiores perdedores nos últimos 30 dias, caindo 42%.

Apesar da ação de preços de curto prazo, o dinheiro está entrando para financiar o setor. O relatório de jogos do primeiro trimestre do DAppRadar observou que US$ 2,5 bilhões foram arrecadados em apoio a jogos de blockchain e projetos de metaverso no primeiro trimestre de 2022. 

Os investidores estavam ansiosos para apoiar jogos, de acordo com o relatório, já que 52% de toda a atividade de blockchain veio de DApps de jogos:

“Nesse ritmo, projetos de play-to-earn e relacionados ao Metaverso adicionarão US$ 10 bilhões este ano para continuar construindo o futuro dessa indústria”.

Tokens de camada 1, como SOL de Solana e ADA  de Cardano,  lideraram os perdedores, com queda de 53% e 43% nos últimos 90 e 30 dias, respectivamente.

Bitcoin e Ether (ETH) tiveram perdas relativamente modestas em comparação com altcoins nos três prazos medidos pela Kraken.

LEIA MAIS: Regulação das criptomoedas é retirada de pauta e deverá passar por mudanças

Sair da versão mobile