Ícone do site Criptonizando

Trabalho interno? Exchange tem mais de R$ 200 milhões em Ethereum roubados

A UpBit, maior corretora de criptomoedas da Coréia do Sul, notificou seus clientes nesta quarta-feira (27) sobre o roubo de mais de R$ 200 milhões em Ethereum (ETH) da plataforma.

Ao todo, foram 342.000 ETH furtadas da hot wallet (carteira on-line) da exchange para uma carteira desconhecida.

“O endereço da carteira desconhecida é 0xa09871AEadF4994Ca12f5c0b6056BBd1d343c029”, disse Lee Seok-woo, CEO da Dunamu, operadora da Upbit.

De acordo com o comunicado, assim que a Upbit tomou conhecimento do roubo, todos os criptoativos em suas hot wallets foram movidos para cold wallets (carteiras não conectadas à Internet).

Outra medida tomada para impedir que mais valores fossem comprometidos, foi a suspensão de todas as transações na plataforma.

Segundo o texto, levará pelo menos duas semanas para que os depósitos e saques voltem ao normal.

A empresa também declarou que cobrirá a perda com os seus próprios fundos.

Trabalho interno?

No comunicado, a empresa não diz nada sobre ter sofrido um ataque, o que sustenta a teoria de algumas personalidades conhecidas na comunidade sobre um roubo orquestrado por pessoas dentro da própria exchange.

O analista de criptomoedas e escrito Joseph Young comentou:

“O ‘hacker’ cronometrou quando a Upbit estava fazendo transferências de cripto para a sua carteira fria (outras altcoins como TRON etc). Portanto, acho que a probabilidade de ser um trabalho interno é maior do que a de um ataque externo.”

Até o momento, não há informações que confirmem a teoria, no entanto, a possibilidade é real.

Binance demonstra apoio

Ao ouvir sobre o ocorrido, Changpeng ‘CZ’ Zhao, CEO da Binance, maior corretora de criptomoedas do mundo, demonstrou apoio à Upbit:

“Nós vamos trabalhar com a Upbit e outros players da indústria para garantir que quaisquer fundos hackeados que forem parar na Binance sejam imediatamente congelados”, afirmou.

We will work with Upbit and other industry players to ensure any hacked funds that may make their way to Binance are immediately frozen.

Stay #SAFU

— CZ Binance (@cz_binance) 27 de novembro de 2019

 

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile