Ícone do site Criptonizando

Trader perde R$ 3 milhões em Bitcoin ao cair em golpe de perfil falso do CEO da Binance

golpe-bitcoin-cz-binance-investidor-instagram-perfil-falso-fake-changpeng-zhao

Um trader de bitcoin perdeu cerca de R$ 3 milhões ao cair em um golpe que usou um perfil falso no Instagram para se passar por Changpeng ‘CZ’ Zhao, CEO da Binance, considerada a maior exchange de criptomoedas do mundo.

Após publicar uma foto na mídia social, o venezuelano José Ramón Armas, que mora com a família no estado da Flórida, nos Estados Unidos, foi vítima de uma fraude de phishing, que o fez perder mais de 91 bitcoins, segundo reportagem do site CriptoNotícias.

Tudo começou quando o trader, que emigrou da Venezuela há 2 anos devido à situação econômica do país, ficou feliz quando o filho de apenas 9 anos, montou uma barraca para vender limonada e decidiu aceitar pagamentos em BTC.

Orgulhoso da atitude empreendedora do garoto, Armas tirou uma foto do momento e publicou no stories em sua conta no Instagram.

Em meio a comentários de familiares e amigos, o trader recebeu também uma reação de aplausos de um perfil que se passava por CZ, com mais de 18.000 seguidores. Contudo, o venezuelano acreditou que fosse o verdadeiro CEO da exchange, e os dois começaram a trocar mensagens.


Tudo parecia correr bem, até que o golpista enviou um link dizendo se tratar de um novo projeto da Binance em parceria com a LocalBitcoin, Coinbase, Huobi e Blockchain.

Ao abrir o link, Armas baixou um aplicativo e teve a surpresa mais desagradável possível: se tratava de um malware que rapidamente invadiu todos os seus dispositivos.

“Acontece que eu baixei e abri o aplicativo em um dos meus computadores e o ladrão invadiu todos os meus computadores e meu telefone celular. Aparentemente, ele também violou minhas chaves de segurança, onde tenho todo o dinheiro e roubou 91,57 bitcoins”, disse o trader.

O endereço para onde os BTCs foram enviados não foi informado, mas a vítima decidiu dividir a história para que sirva de alerta sobre os golpes crescentes focados em criptomoedas que têm sido aplicados na internet, reportou o site.


Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile