A fusão do Ethereum, que constitui uma parte fundamental da chamada atualização do Ethereum 2.0, foi adiada até o segundo semestre de 2022.
“Não será junho, mas provavelmente nos próximos meses. Ainda não há data definida, mas definitivamente estamos no capítulo final do PoW no Ethereum”, disse Tim Beiko, desenvolvedor da Ethereum Foundation no Twitter.
No início do tópico do Twitter, Beiko pediu a um usuário que não investissem mais em equipamentos de mineração, reforçando a mudança do protocolo para um novo algorítimo de consenso.
Proof of Stake
A mudança do Ethereum de um modelo de consenso de Prova de Trabalho (PoW) para Prova de Participação (PoS) é apontada como uma maneira do protocolo se afastar dos mecanismos do Bitcoin.
A existência de duas redes de PoW acaba sendo sempre um risco para a rede menor, visto que ela estará mais suscetível a um ataque de 51% da rede maior.
A construção do Ethereum 2.0 está sendo aguardado há anos. As primeiras previsões estimavam que o protocolo já estaria funcionando em meados de 2020.
Até o momento, uma rede paralela, a Beacon Chain, que ainda não está processando transações, permite que os usuários depositem ETH enquanto aguardam a transição.
A rede paralela está lançando as bases para a mudança do Ethereum de seu método atual de verificação de transações usando Prova de Trabalho (PoW) para um método diferente chamado Prova de Participação (PoS).
Sob o novo mecanismo, os validadores do Ethereum são recompensados por garantir que a rede esteja processando as transações corretas.
No momento, essa recompensa paga 5,54% em ETH aos apostadores, de acordo com dados retirados do Staking Rewards.
No entanto, se os validadores forem pegos adicionando transações fraudulentas ao blockchain Ethereum, eles serão penalizados com a perda dos seus ativos.
Na terça-feira, os desenvolvedores do Ethereum anunciaram que testaram com sucesso em uma rede de teste pública chamada Kiln.
“E parece ter funcionado”, twittou o desenvolvedor Tim Beiko. “Os blocos pós-merge estão sendo produzidos por validadores e contêm transações!”
O Ethereum 2.0 trará várias mudanças importantes, como a criação de um ambiente em que as cadeias de fragmentos e as tecnologias de rollup podem aumentar a velocidade das transações e reduzir os custos – em teoria.
Qual sua opinião? Deixe na seção de comentários abaixo.
Leia mais: Miami recebe touro robótico em homenagem ao Bitcoin (BTC)