Ícone do site Criptonizando

Tribunal de Justiça do RS sofre ataque hacker; criminosos pedem recompensa em Bitcoin

bitmart-hacker-kucoin-roubo-bitcoin-milhões-dólares-exchange-criptomoedas

Desde a última quinta-feira (29) o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul está sofrendo um ataque hacker ransomware que bloqueou todo o sistema. O ataque tem assustado a equipe do TJ-RS.

Os criminosos suspenderam todos os acessos e pediram uma quantia em Bitcoin para o resgate do sistema. De acordo com informações, não se tem previsão de quando os prazos processuais serão reativados.

Como o ataque hacker aconteceu

Identificou-se o ataque hacker logo pela manhã de quinta-feira por profissionais do tribunal que, ao acessarem o site do TJ bem como seus e-mails, se viram bloqueados. 

O desembargador Antonio Vinicius Amaro da Silveira afirmou que o tribunal já sofreu outras tentativas de ataque, mas nada comparado a este. “É algo sem precendentes”, comentou.

Vale destacar que no final do ano passado o TJ-RS sofreu um ataque hacker onde o criminoso postou uma mensagem sobre o caso de Mariana Ferrer. Entretanto, estamos em uma realidade diferente. Portanto, o maior medo consiste na perda de arquivos de processos e bens apreendidos pelo tribunal.

Ataques com recompensa em Bitcoin

Tem sido comum ver ataques aos órgãos do governo em que recompensas em Bitcoin são solicitadas. No ano passado acompanhamos um no Ministério da Saúde e outro no Tribunal Superior Eleitoral, em pleno domingo de votação municipal.

Em todos, o pedido de recompensa foi feito em Bitcoin. Entretanto, as autoridades recomendam que nada seja pago e que se confie nos especialistas que buscam reverter estes problemas.

A Câmara dos Deputados tem estudado um novo projeto de lei para crimes cibernéticos. Isso tendo em vista que considera-se a atual legislação ineficiente para condenar de maneira afetiva os envolvidos neste tipo de crime.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile