Ícone do site Criptonizando

Trump vai proibir o Bitcoin? Quais as consequências de sua declaração?

Imagem: Alex Brandon/AP

Inicialmente, notamos que não houve impacto no mercado após os tweets do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre Bitcoin e as criptomoedas. Mas posteriormente, o Bitcoin despencou para menos de US$ 10.000 no fim de semana.

A moeda está tentando se recuperar, sendo negociada a US$ 10.300 no momento da escrita da publicação, mas a questão importante é a seguinte: Quais serão as consequências da declaração de Trump sobre o assunto?

Embora o norte-americano tenha dado uma declaração negativa, publicidade é publicidade, e ele acabou colocando o tópico em evidência para seus 62 milhões de seguidores no Twitter.

O momento na verdade foi ótimo, já que os tweets aconteceram logo depois que Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, descreveu o Bitcoin como uma “alternativa ao ouro”, “reserva de valor” e ”reserva especulativa de valor”.

O fato é que o ouro tem sido usado como proteção contra os riscos políticos inerentes às moedas nacionais, e comparar o Bitcoin a ele leva legitimidade ao criptoativo, que pode ser visto como a substituição digital daquela reserva de valor.

Apesar de ter levado o assunto para a mesa de milhões de pessoas, ainda há um problema: Trump poderia proibir o Bitcoin.

De acordo com Alex Krueger, essa possibilidade teoricamente existe, no entanto, é pouco provável que o presidente consiga este feito.

Em uma série de tweets, o trader e economista apontou alguns fatos importantes.

Segundo ele, “Trump poderia ir atrás de acordo fiduciários, simplesmente proibindo os bancos de atenderem às exchanges de criptomoedas, ou exigindo que os bancos não as atendam a menos que as condições XYZ sejam cumpridas (e tornem isso praticamente impossível)”, afirmou.

Neste cenário, o presidente transformaria o Bitcoin em um ativo solado e mais líquido, mas isso só poderia acontecer caso Trump conseguisse convencer o Congresso da necessidade de banir a criptomoeda.

O fato é que os legisladores poderiam derrubar as demandas dele, mesmo que elas acontecessem por meio de uma ordem executiva ou medidas emergenciais semelhantes.

Nos últimos dias, a mídia tem sugerido que o Bitcoin teria se tornado uma questão de campanha de Trump para as próximas eleições presidenciais de 2020.

No entanto, um de seus concorrentes, Andrew Yang, tem ideias totalmente opostas, afirmando que o Bitcoin deve ser adotado no nível da política nacional. Além dele, temos também John McAfee, grande programador e libertário entusiasta das criptomoedas.

Sendo assim, embora a proibição seja viável, Krueger afirma que a probabilidade de se tornar lei é extremamente baixa.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile