O UBS Asset Management, uma divisão do banco UBS, anunciou o lançamento do UBS USD Money Market Investment Fund Token ou simplesmente “uMINT”.
Este fundo do mercado monetário terá suas cotas registradas como tokens na rede Ethereum. A UBS está seguindo os passos da BlackRock, maior gestora financeira do mundo. A BlackRock conta com um fundo de títulos do governo dos EUA registrado na rede blockchain.
O UBS destacou que este fundo faz parte do projeto UBS Tokenize, focado na tecnologia de tokenização em blockchain:
“De forma mais ampla, o lançamento deste fundo também faz parte da expansão mais ampla dos serviços de tokenização do UBS por meio do UBS Tokenize […]. E em novembro de 2023, o UBS concluiu a primeira transação de recompra transfronteiriça do mundo com um título digital emitido nativamente, totalmente executado e liquidado em um blockchain público.”
Thomas Kaegi, Co-Head da UBS Asset Management, afirmou que há uma grande demanda por ativos tokenizados:
“Temos visto um crescente apetite dos investidores por ativos financeiros tokenizados em todas as classes de ativos. Ao alavancar nossas capacidades globais e colaborar com colegas e reguladores, agora podemos fornecer aos clientes uma solução inovadora.”
Tokenização de ativos
A tokenização consiste no registro de bens ou ativos financeiros em redes blockchain. Uma vez registrados, estes tokens podem ser armazenados e transferidos de forma semelhante às criptomoedas descentralizadas.
A tokenização traz uma série de vantagens para os mercados financeiros, que incluem maior transparência e potencial maior liquidez. Larry Fink, CEO da BlackRock, afirmou que a tokenização é o “próximo grande passo dos mercados financeiros”.
Potencialmente, grande parte dos ativos financeiros podem ser registrados e negociados em blockchain no futuro. O Ethereum segue como a rede líder para tokenização de ativos.