Ícone do site Criptonizando

Ucrânia apresenta plano para impulsionar o mercado de criptomoedas nacional

Ucrania - criptomoedas

O Ministério da Transformação Digital da Ucrânia apresentou um plano, criado com a contribuição da comunidade local de criptomoedas, para desenvolver a indústria de ativos digitais do país.

O país do leste europeu, que é líder global na adoção das criptomoedas, de acordo com um relatório de 2020 da Chainalysis, está tentando se tornar a jurisdição de escolha para startups de criptomoedas e é uma das poucas nações do mundo a apresentar uma estratégia para desenvolver sua indústria de ativos digitais.   

O relatório intitulado “Ativos virtuais da Ucrânia – 2030” reflete os resultados da pesquisa conduzida entre março e junho deste ano pelo ministério junto com exchanges de criptomoedas, mineradores e outros participantes da comunidade.

De acordo com o relatório, para fornecer um ambiente ideal para o mercado de ativos digitais se desenvolver, o governo precisa enfrentar as metas legais e educacionais.

  1. Fornece uma estrutura legal apropriada.
  2. Garantir um regime de tributação estável para os próximos 3-5 anos.
  3. Permitir que empresas de criptomoedas abram contas bancárias.
  4. Emissão de uma moeda digital do banco central (CBDC).
  5. Reformar os tribunais para aumentar a proteção da propriedade privada.

O roteiro também diz que o projeto de lei sobre os ativos digitais atualmente em tramitação no parlamento deve ser aprovado este ano. Ativos tokenizados, diz ele, devem se tornar parte do sistema financeiro existente, e deve haver uma forma oficial de comprar ativos virtuais por moeda fiduciária.

A educação também faz parte do plano, com o desenvolvimento de programas dedicados à blockchain e ativos virtuais a partir de crianças em idade escolar. Deve haver um programa especial para membros do parlamento e um curso de mestrado em finanças descentralizadas.

Os 11 grupos de trabalho que compilaram o relatório incluíram a análise de uma maneira para as pessoas “comprarem pão por moedas”, o lançamento de um “portal fiat-para-cripto”, o estabelecimento de uma caixa regulatória para os projetos do ecossistema de criptomoedas e a criação de novas políticas para regular o espaço dos ativos digitais. 

O relatório prevê que, se suas recomendações forem seguidas, em maio de 2024 a Ucrânia deverá se tornar uma das 10 maiores cripto nações, com 47% da população usando ativos digitais e 10% das empresas tendo seus ativos tokenizados.

Leia mais: Sindicatos e grupos de esquerda protestam contra Lei Bitcoin de El Salvador

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile