Ícone do site Criptonizando

Ucrânia considera mineração de Bitcoin baseada em energia nuclear

Mineração de Bitcoin pode ser feita a partir de energia nuclear na ucrânia

Mineração de Bitcoin pode ser feita a partir de energia nuclear na ucrânia

O Ministério da Energia da Ucrânia vem considerando a construção de um centro de mineração de Bitcoin, utilizando como fonte o excesso de energia nuclear do país.

Segundo o órgão, o ponto já vem sendo batido desde a semana passada com a agência de energia ucraniana Energoatom e com a empresa fabricante de máquinas de mineração Hotmine.

Yevhen Vladimirov, vice-ministro de energia da Ucrânia, afirmou que o centro de mineração da moeda digital ajudaria a usar a energia nuclear encontrada em abundância da Ucrânia. Assim, os lucros da Energoatom aumentariam e os impostos pelo governo também poderiam ser elevados.

O processo até a mineração do Bitcoin terá fases

O vice-ministro reforçou que  o projeto deve passar por várias fases até que seja traçado, pois, para ele, tudo deve estar bem esclarecido para todas as partes antes que qualquer passo à frente seja dado.

Oles Slobodenyuk, CEO da Hotmine, falou acreditar que algo além do esperado pode ser resultado de tal ideia. Com o uso da energia nuclear disponível o país pode se tornar um dos maiores líderes em tecnologias digitais.

“…Mas um sistema financeiro digital descentralizado também requer um sistema de energia descentralizado”, comentou Slobodenyuk.

Mineração de Bitcoin em ótima potência

O tamanho do centro de mineração ainda não foi bem definido pelo governo. No entanto, de acordo com o relatório, o mesmo pode chegar a 3 gigawatts de potência elétrica.

A potência se assemelha às fazendas chinesas de mineração de Bitcoin que contavam com cerca de 3 gigawatts de eletricidade hidrelétrica durante o período chuvoso no ano passado.

Contudo, vale ressaltar que para que a ideia siga adiante regulamentação, pesquisa, cálculos da eletricidade necessária, dentre outros pontos.

Ucrânia ativa no mundo das criptomoedas

A Ucrânia tem se mostrado bastante ativa no espaço das criptomoedas. No mês passado, o Ministério da Transformação Digital do país fechou parceria com a Stellar Development Foundation.

A parceria visa desenvolver um novo sistema de ativos virtuais e uma moeda digital própria para o banco central da Ucrânia. No ano passado, o ministério disse que não regulamentaria a indústria de mineração de criptografia por conta das suas regras de consenso de blockchain.

Receba artigos sobre Bitcoin e Criptomoedas no seu email

*Obrigatório
Sair da versão mobile