Ucrânia está comprando armas com criptomoedas

A maioria das empresas que fornecem armas para a Ucrânia em seus esforços de defesa contra a Rússia estão aceitando criptomoedas como pagamento.

De acordo com um novo relatório do Yahoo Finance UK, Alex Bornyakov, vice-ministro digital da Ucrânia, disse que cerca de 60% dos fornecedores de armas com os quais o país fez negócios puderam aceitar ativos digitais.

Bornyakov disse que mesmo alguns cidadãos russos doaram criptoativos para a Ucrânia e que os ativos digitais são preferidos, pois são muito mais convenientes em comparação com as moedas tradicionais.

“Se usássemos o sistema financeiro tradicional, levaria dias, enquanto conseguimos garantir a compra de itens vitais rapidamente via cripto, e o que é incrível é que cerca de 60% dos fornecedores foram capazes de aceitar cripto. Eu não esperava isso.”

Cerca de 33% das doações vieram do programa Crypto Fund Air For Ukraine, que Bornyakov chamou de “sucesso absoluto”, segundo o relatório.

“[O fundo foi] um sucesso absoluto, não apenas do ponto de vista de quanto dinheiro foi arrecadado, mas também do procedimento, da eficiência e da velocidade de acesso aos fundos por meio de criptoativos.”

A guerra entre a Ucrânia e seu vizinho do leste estourou em fevereiro de 2022, depois que a Rússia invadiu a Ucrânia durante uma disputa territorial.

A Ucrânia imediatamente começou a solicitar doações de cripto por meio da conta do Twitter do governo.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Bitcoin
icon maio 8, 2025

Bitcoin está pronto para um “rali perfeito” graças ao Fed, diz Arthur Hayes

Escrito por Thiago Barboza
BRICS
icon maio 13, 2025

BRICS: Brasil e China firmam acordo para dizer adeus ao dólar

Escrito por Thiago Barboza
icon maio 14, 2025

Primeira Bolsa de imóveis tokenizados do mundo será lançada no Brasil

Escrito por Thiago Barboza